Página Inicial | Destaque | Ex-vice-prefeito de Canoinhas é condenado a mais de 62 anos por corrupção

Ex-vice-prefeito de Canoinhas é condenado a mais de 62 anos por corrupção

Justiça

Por Gilmar dos Passos 4 min de leitura

Renato Jardel Gurtinski, ex-vice-prefeito de Canoinhas, do Partido PL, foi condenado a 62 anos de prisão por crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele também deverá indenizar o município em R$ 2 milhões. A sentença decorre da nona fase da Operação Et Pater Filum, que investigou um esquema de corrupção em contratos de pavimentação asfáltica, em que agentes políticos cobravam propina de 8% de empresários contratados para facilitar pagamentos.

Além de Gurtinski, outros três réus, que firmaram acordos de colaboração premiada, foram condenados a 16 anos e seis meses de prisão. João Engelberto Linzmeirer, ex-Secretário Municipal de Planejamento, também foi condenado por organização criminosa a três anos de reclusão, pena que foi substituída por prestação de serviços comunitários.

A Operação Et Pater Filum, que teve início em 2020, revelou um esquema de fraudes a licitações e corrupção envolvendo empresários e agentes públicos em cidades de Santa Catarina e Paraná. Até o momento, cerca de R$ 13 milhões desviados foram recuperados. A sentença ainda pode ser contestada judicialmente.