Página Inicial | Colunistas | ESTUDOS E CURIOSIDADES SOBRE O GATO.

ESTUDOS E CURIOSIDADES SOBRE O GATO.

Hoje, iniciamos uma série de estudos e curiosidades sobre o gato com base em observações e convivência com eles e mais estudos de laboratórios, relatos, escritos e publicações de cientistas que se debruçaram no campo do conhecimento destes peludos. GATO, BICHO AMOROSO E COMPANHEIRO. (Texto de Celso). Este é o “PANÇA NEVADO”. Ele entrou, sem […]

Por Celso e Mariana 50 min de leitura

Hoje, iniciamos uma série de estudos e curiosidades sobre o gato com base em observações e convivência com eles e mais estudos de laboratórios, relatos, escritos e publicações de cientistas que se debruçaram no campo do conhecimento destes peludos.

GATO, BICHO AMOROSO E COMPANHEIRO. (Texto de Celso).

Este é o “PANÇA NEVADO”. Ele entrou, sem aviso, em nossa casa.

 Eu estava sentado no sofá quando ele apareceu, olhou-me nos olhos, miou suavemente, esfregou-se na minha perna e percebi que ele queria atenção.

 Peguei-o no colo (foto), dei-lhe atenção e carinhos, que é o que ele desejava. O bichano aninhou-se nos meus braços e, com um forte rom-rom, anunciou sua felicidade e dormiu ronronando!

Note a expressão de felicidade do “Pança”!

CONFORTO E SEGURANÇA.

Se você oferecer conforto e segurança a um gato, certamente ele ficará em sua casa.

 Obviamente este bicho, o Pança, estava à procura de proteção, segurança e amor. Um gato reconhece quem o ama e quem não o ama.

 Interessante, que ele percebeu de imediato, sem desconfiança, que eu o acolheria com amor.

   Até hoje, depois de dois anos passados, ele me acompanha por todo canto e me espera no sofá, ao meu lado, até que eu termine meus trabalhos e o convide para ir até a cozinha para a refeição costumeira.

 E, antes da refeição, recebo um monte de beijos dele quando esfrega o focinho nas minhas mãos e no meu rosto e inclina a cabeça para que o beije na testa.

GATO BEIJANDO O DONO.

                                                                                                                                   Esta foto, apesar de não ser o meu gato, exemplifica muito bem como o PANÇA me beija.

Consigo ver com clareza que o gato é uma ponte entre eu e o Criador que me oferece esta divina oportunidade de amá-Lo intimamente.

Este bicho foi um presente que Deus me deu na Sua infinita sabedoria e bondade.

_____________________________________________________________________________________

Ao desenvolver este estudo sobre os bichanos o faremos em alguns capítulos, visto a matéria ser rica e vasta em detalhes e fatos curiosos.

AVISO: Antes de iniciarmos o artigo sobre o gato, queremos avisá-lo que a série COSMOS, iniciada na edição anterior, será retomada já na próxima oportunidade. Assim, nós alternaremos os assuntos, um após outro, para tal, teremos que nos apropriar de vários capítulos.

 Nem bem publicamos a primeira parte, onde nossa nave ainda nem saiu da atmosfera terrestre, e já tem gente telefonando para saber quando e para onde rumaremos a seguir no espaço sideral. Mas, bah, tche! Calma aí, piazinho!

(Texto de Mariana). Como dissemos: “Não somos cientistas e pelo parco (pouco e fragmentado) conhecimento do assunto, temos que pesquisar muito em várias fontes fidedignas, e isso leva tempo, principalmente quando temos que lançar mão de cálculo astronômicos para anunciarmos medidas baseadas em anos-luz com a maior precisão aceitável.

Quer ver como é fácil incorrer num erro de cálculo simples?

 Na matéria sobre grilos, anunciamos que um grilo fêmea (grila) pode botar 100 ovos por vez e que cada ovinho mede 0,5 cm (meio centímetro). Pois bem! Educadamente, um leitor nos alertou que não pode ser essa a medida de um ovo de grilo porque não haveria espaço para tantos na grila. Pois, não vai que ele tem razão? A medida correta é de 0,5mm (meio milímetro) e não de 0,5cm (meio centímetro).

Somos gratos pela correção!  

Só para saber, ao adentramos em assuntos bem complicados, como a Mecânica Quântica, por exemplo, o conteúdo é tão vasto que pesquisas, na Internet, livros, enciclopédias e em outras fontes, se tornam quase fora do alcance de um leigo – e se tornam mesmo, quando a Ciência vem com aquelas fórmulas de medidas em ANGSTRÖM  que só Einstein entende –  e nossa missão é passar-lhe o conhecimento à nível de entendimento adequado, coisa que nem alguns cientistas sabem fazê-lo didaticamente. Portanto, tenha paciência e aguarde!

Mas, voltemos ao GATO.

* Não é novidade nenhuma que nós, humanos, somos fascinados por gatos.                                                            Os egípcios, há mais de 3600 anos atrás, já se fascinavam com essa criatura a ponto de fazer estátuas em homenagem ao animal e o considerarem um ser com poderes celestiais.

* O cérebro de um gato é mais parecido com o de um humano do que com o de um cachorro.

Tanto gatos quanto seres humanos possuem uma região do cérebro idêntica, que é responsável pelas emoções. Além disso, seu genoma é 73% similar ao genoma humano.

As curiosidades são muitas. (Texto de Celso).

  • Muita gente acredita em besteiras sobre este lindo animal como: *gato preto dá azar, *as antigas bruxas usavam o poder do gato preto para fazerem feitiços, *o rom-rom do gato indica asma, *ele tem sete vidas, e assim vai!

A verdade é que os bichanos:

  • São curiosos e gostam de xeretar e ver como são as coisas.
  • Na sua saliva há uma enzima poderosa que, aplicada aos ferimentos, produzem um efeito curativo fenomenal. Ele lambe suas feridas e elas saram em poucas horas ou dias.
  • Na escuridão, suas pupilas se dilatam tanto que tomam conta da parte frontal inteira do globo ocular possibilitando-lhe uma visão noturna como a de uma coruja.

BIGODE

  • Possuem, em média, 12 fios em cada bigode. Esses fios funcionam como antenas amplificadoras de sinais para o faro e para a sensibilidade do tato. É um radar!
  • O nariz funciona como impressão digital e do tato. Quando eles se cheiram, um no nariz do outro, captam várias impressões como, o que o outro comeu, onde esteve e, dentre tantas outras, é um cumprimento amigável parecido como os humanos quando se apertam as mãos para um “bom-dia”!
  • Assim como a impressão digital não é igual em nenhum humano, não há nariz de gato igual a outro nem na impressão nem no faro.
  • O coração de um gato filhote bate duas vezes mais rápido que o de um humano.

O SALTO DO GATO

  • Seu salto atinge de 5 a 8 vezes a sua altura, dependendo da situação em que se encontra, pode elevar-se até 10 vezes mais que sua altura. Até parece que ele voa!
  • Sua altura é de 23 a 25 centímetros.
  • O peso de um gato domesticado varia entre 4 e 5 quilos.
  • O período de gestação é de 65 dias.
  • Nome científico: Felis Catus
  • Tem percepções sensoriais fora do comum que a Ciência estuda e que não descobriu porquê. 
  • LEIA ESTA HISTÓRIA.

GATO NO HOSPITAL.

ESTE BICHANO ACOMPANHA E CONFORTA O DOENTE ATÉ O SEU ÚLTIMO SUSPIRO.

 Um gato que mora num hospital, nos EUA, sobe na cama dos enfermos.                     

 Os médicos deixam porque sabem que gatos não transmitem doenças.                                                          

Pensamentos em contrário é coisa de leigos ignorantes e que não gostam de gatos.                                                                          

 O gato em questão, quando fareja o doente e a seguir sai de perto dele, significa que este doente não corre perigo de vida.                                                                                                                                                 Mas, quando se aninha ao lado do enfermo e fica na cama com ele, os médicos chamam os familiares para as despedidas finais porque, sem erro, aquela pessoa vai falecer.                                       

 Este gato foi adotado naquele hospital e apelidado de “o profeta” e também como o “consolador dos aflitos”, literalmente. Muita gente, ao acariciá-lo tem cura bem mais rápida.                                       

 Ninguém sabe como o bichano pressente o inevitável! Os médicos e enfermeiros não dizem aos familiares que é o gato que prediz a morte do paciente porque muitas pessoas, nas suas ignorâncias e crendices, logo culpariam o animal pela morte do enfermo.                                                                                                   

  O bichano é respeitado e amado por todos naquele hospital.

Esta história está relatada com maiores detalhes no You Tube.

 Há outras histórias documentadas de gatos que ajudam pacientes a se recuperar, inclusive, de câncer.                                                                                                      

Acompanhe o transcorrer dessa matéria porque contaremos outros feitos verdadeiros de bichanos que surpreendem e encantam e tem muita informação e curiosidades sobre os gatos que são pouco conhecidas. (Continua).

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!

———————————————————————————————————————————————-

Se o caro leitor desejar assinar e receber diretamente as reportagens no seu computador ou celular, entre em contato com a Redação do Jornal Liberdade, de São Bento do Sul, com a Rádio Liberdade ou diretamente com seu Diretor, Valmir Forteski (9 9187 3302).

———————————————————————————————————————————

PUBLICIDADE.

CONVERSÃO FILMES VHS em DVD ou PENDRIVE.

BRINQUEDOS DE MADEIRA E METAL

Temos dezenas de modelos diferentes de brinquedos, quebra-cabeças e desafios de madeira e de outros materiais.

ARGOLA NO PORTAL

Consiste em retirar a argola do arco.

LEBERTE SEU CORAÇÃO

Você deve libertar o coração do complexo.

RELÓGIO MÁGICO.

Este relógio adivinha a hora que você pensou. Sensacional!

Contato por telefone ou whatsApp 9 9989 7590 das 14h às 21h.

Rua Dom Pio de Freitas, 975 – Rio Negrinho.