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Sobre o Concurso Público de São Bento do Sul

Recentemente houve a prova de concurso público no município, de modo que mais uma vez as questões filosóficas, dentre outras, ganharam grande importância para a aprovação. Muitos professores reclamaram da prova estar muito difícil.  Como se tratava em alguns cargos da área da educação, as questões que transpareceram foram a sobre o filósofo John Dewey, […]

Por Jornal Liberdade 11 min de leitura

Recentemente houve a prova de concurso público no município, de modo que mais uma vez as questões filosóficas, dentre outras, ganharam grande importância para a aprovação. Muitos professores reclamaram da prova estar muito difícil. 

Como se tratava em alguns cargos da área da educação, as questões que transpareceram foram a sobre o filósofo John Dewey, bem como de outros educadores e pensadores da educação, como Montessori, Vygotsky, Freinet, Luckesi, dentre outros. A prova ainda trouxe um texto sobre futebol, escrito por Nelson Rodrigues, em anos 60.  Já na parte da redação, onde houve, o tema era do planejamento, mas em relação a alguma ordem de diretoria, de forma mais prática. Com relação a filósofo John Dewey, este era de uma linha pragmática ou instrumental, de modo que pensava a educação para a resolução de problemas da vida prática. Com relação a Vygostky, este via a psicologia do desenvolvimento da criança, mas não apenas de ponto de vista biológico, como Piaget, mas também social, importando as relação social da criança com outras crianças e adultos, de modo a se desenvolver. De Luckesi se perguntou sobre a avaliação ser tradicional ou mediadora, de modo que são termos usados pelo autor, diferenciando as formas de avaliar. E de Freinet a pedagogia do bom senso, sendo uma pedagogia popular, que surge no pós-guerra, para a autonomia da criança. Com relação a Montessori, se falou no jogo que esta usava para ensinar matemática as crianças, números decimais, que seria o Material Dourado, que consiste em cubos, varetas, placas, onde se organizam em sistema decimal. Na parte de matemática, caiu matriz, bem como seno, além de outros cálculos de nível médio. Na parte de legislação, percebe-se o foco em lei municipal,  como na Lei Orgânica, além da sempre central LDB, Lei de diretrizes e bases da educação, bem como em especial a lei de Bullying, onde se falou da violência física e psicológica, ainda em decorrência de raça, cor e orientação sexual. Também caiu a igualdade constitucional, que estaria nos direitos e garantias fundamentais, da Constituição Federal de 1988, ou no que se chamou de direitos e deveres individuais e coletivos. 

No geral a prova exigiu diversas competências, de modo a que os candidato teriam de conhecer diversas dimensões da escola. As teorias abordadas, os conhecimentos exigidos, e mesmo a redação, todos levaram a exigir um bom tempo de reflexão e produção, de modo que os educadores a serem contratados serão sem dúvida eficientes, a se contar pelo conhecimento elevado exigido na prova. No geral a prova foi difícil, mas lembrando de que seu nível era superior, de modo que houve por parte da banca até não muita exigência na matemática e português, com questões mais de nível médio, nesses campos. Porém de ressalva fica o tema dos pensadores da educação, que foram exigidos, e que deveriam estar na estante de todo professor. 

Mariano Soltys, professor e advogado