Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Campo Alegre foi destaque na cobertura vacinal contra Poliomielite em 2022

Campo Alegre foi destaque na cobertura vacinal contra Poliomielite em 2022

Na segunda-feira (07/02) a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf recebeu a Secretária de Saúde Rosana Emília Greipel e a Chefe do Serviço de Vigilância a Saúde Sirlone de Souza, para falar do destaque do Município de Campo Alegre na cobertura vacinal contra Poliomielite 2022 no Planalto Norte Catarinense, sendo reconhecido como Município Amigo da Criança. Campo […]

Por Jornal Liberdade 10 min de leitura

Na segunda-feira (07/02) a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf recebeu a Secretária de Saúde Rosana Emília Greipel e a Chefe do Serviço de Vigilância a Saúde Sirlone de Souza, para falar do destaque do Município de Campo Alegre na cobertura vacinal contra Poliomielite 2022 no Planalto Norte Catarinense, sendo reconhecido como Município Amigo da Criança.

Campo Alegre alcançou a marca de 95,35% da cobertura vacinal das crianças entre 1 ano a menores de 5 anos, ficando atrás somente dos Municípios de Três Barras e Monte Castelo.

De acordo com o Ministério da Saúde, que tem como base cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 666 crianças estariam aptas a receber as gotinhas do imunizante no Município. A meta nacional previa uma cobertura mínima de 95% deste público.

Rosana lembrou que esse é um trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria da Saúde. “Esse reconhecimento por parte da Secretaria de Estado da Saúde para com o Município de Campo Alegre, é frutodo excelente trabalho realizado pela equipe de imunização que atua nas quatro unidades de saúde da nossa cidade. Estiveram diretamente envolvidos na Campanha de Vacinação as Enfermeiras, Técnicos de Enfermagem, a equipe administrativa de compras e recepção e os motoristas, que não mediram esforços para vacinar as nossas crianças. A vacinação aconteceu nas unidades de saúde em horário normal e estendido, além dos sábados. Também foram atendidas as crianças nas unidades escolares de educação infantil, além de contato telefônico com os pais que por causa da rotina, esqueceram de levar os filhos para a vacinação.

A Secretária destacou ainda que este trabalho todo foi realizado para proteger as nossas crianças, pois a paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. “A vacinação é a única forma de prevenção. Esta certificação é para a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de Campo Alegre e também para todos os pais que responsavelmente vacinaram seus filhos. Parabéns a todos os envolvidos!”

A responsável pelo setor de imunizações do Município, enfermeira Sirlone de Souza, comemorou o sucesso da campanha. Para que isso pudesse acontecer, no entanto, ela citou algumas ações como sendo fundamentais.

Uma delas foi a de deixar as Unidades de Saúde funcionando em horário estendido alguns dias durante a campanha de vacinação. Ainda segundo a profissional, outro fator determinante foi a busca ativa realizada junto aos centros de educação infantil do Município.

O Município de Campo Alegre também colheu bons resultados na Multivacinação, campanha que seguiu em paralelo à vacinação contra a Poliomielite.