Página Inicial | Destaque | Lontra é solta na APA do Rio Vermelho

Lontra é solta na APA do Rio Vermelho

Uma lontra da espécie Lutra longicaudis chegou no município e foi solta na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho, na segunda-feira (3/04). A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi a responsável pelo recebimento do animal, que chegou à região através de cadastro efetivado junto ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de […]

Por Jornal Liberdade 5 min de leitura

Uma lontra da espécie Lutra longicaudis chegou no município e foi solta na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho, na segunda-feira (3/04). A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi a responsável pelo recebimento do animal, que chegou à região através de cadastro efetivado junto ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS-SC), em parceria com o Instituto Espaço Silvestre – SC, local que os animais silvestres resgatados de todo o estado são encaminhados para reabilitação. 

Um dos objetivos do cadastro das áreas de solturas é possibilitar áreas adequadas destinadas ao retorno de animais silvestres apreendidos ou resgatados. “A iniciativa para o cadastro de áreas solturas foi do Conselho Gestor da APA do Rio Vermelho, o qual realizamos o cadastro das áreas de soltura dentro da unidade de conservação. Trazer este mamífero pra região é um grande ganho para a fauna local. Gostaria de agradecer à equipe da URVE (Usina Rio Vermelho de Energia) por todo apoio prestado”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ermínio Grein.

A APA do Rio Vermelho é uma área de grande importância para a conservação da biodiversidade e um dos principais locais de preservação ambiental da região, por isso, forma instaladas diversas armadilhas fotográficas na região para monitorar a presença dos animais e combater a caça, com apoio solicitado aos órgãos de fiscalização ambiental para garantir que a fauna local tenha um ambiente seguro e propício para viver.