Projeto promove conhecimento prático sobre o cultivo de alimentos
Na segunda-feira, dia 22 de maio/2023, teve início o projeto "Explorando as plantas, as verduras nos planejamentos escolares", uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo principal proporcionar aos alunos das escolas da Rede Municipal, a oportunidade de adquirir conhecimento técnico e prático sobre o plantio de sementes, por meio de aulas ministradas por profissionais especializados no assunto.
Por Jornal Liberdade 8 min de leitura
Na segunda-feira, dia 22 de maio/2023, teve início o projeto “Explorando as plantas, as verduras nos planejamentos escolares”, uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo principal proporcionar aos alunos das escolas da Rede Municipal, a oportunidade de adquirir conhecimento técnico e prático sobre o plantio de sementes, por meio de aulas ministradas por profissionais especializados no assunto.
Uma das propostas do projeto é a reativação das hortas escolares, com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da EPAGRI. As escolas que aderirem ao projeto terão a chance de envolver seus alunos em experiências práticas de cultivo, despertando o interesse pelo tema e fornecendo suporte técnico para a implementação das hortas, além de orientação adequada sobre a preparação do solo e os benefícios do cultivo de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.
O projeto terá duração de um ano e contará com a colaboração da SEMED e da SEMAM. Serão oferecidos profissionais especializados para acompanhar o processo de plantio, transporte dos alunos e desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto.
Josias Terres, secretário de Educação, destacou a importância do projeto. “Hoje acompanhamos o processo de plantio de sementes junto aos alunos da EBM Professor Newton Mendes e foi fantástico. Agradecemos a parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pois juntos, proporcionamos momentos importantes de aprendizado para nossos alunos da rede”, comentou.
José Grein, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, também expressou sua satisfação com a parceria. “Também estamos felizes com essa colaboração, que tem como foco compartilhar o trabalho realizado no horto, envolvendo os alunos nesse processo. Precisamos incentivar nossos alunos a conhecer e praticar atividades de plantio de sementes”, disse.
Além dos secretários, estiveram presentes no evento a diretora de programas e projetos, Simone Lesnhak, a coordenadora do projeto, Kelly Messias, a diretora da escola Sandra Kautzmann, professoras e a responsável pelo plantio no horto, Sandra.