Definindo diretrizes para o fortalecimento do SUAS
Na quinta-feira, dia 29 de junho/2023, ocorre a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, um importante evento realizado no centro social da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. A conferência é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, e tem como objetivo principal avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Por Jornal Liberdade 9 min de leitura
Na quinta-feira, dia 29 de junho/2023, ocorre a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, um importante evento realizado no centro social da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. A conferência é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, e tem como objetivo principal avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Antonio Tomazini, que agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância da ação. “A participação ativa de toda a sociedade é essencial para que possamos fortalecer ainda mais esse vínculo e garantir o controle social tão necessário. Somente juntos, trocando experiências e compartilhando conhecimentos, poderemos traçar metas e estratégias que contribuam para a reconstrução da Assistência Social em nosso município”, disse.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença da Presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, Secretário de Assistência, Social Gilmar Pollum, servidores e sociedade em geral.
Confira a programação:
Durante a conferência serão eleitos delegados (as) que representarão o município na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social. Essa etapa é fundamental para a participação efetiva do município nas discussões e decisões sobre a assistência social em âmbito estadual.
Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento será organizado em torno de cinco eixos principais. Cada um desses eixos abordará questões cruciais, como financiamento, controle social, articulação entre os diferentes segmentos envolvidos, serviços e projetos, bem como benefícios e transparência de renda. O objetivo dessas discussões é promover o aprimoramento do sistema de assistência social, garantindo os direitos socioassistenciais e considerando as especificidades regionais do país.
Em virtude do evento, a Secretaria de Assistência Social, os três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar do município estarão fechados para atendimento ao público na quinta-feira (29).
No entanto, em caso de necessidade de atendimento urgente, a população pode entrar em contato por meio dos telefones de plantão disponibilizados: CREAS (47) 98496-1038 – Acolhimento Familiar (47) 99112-1059 – Conselho Tutelar (47) 99111-5506.