Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA (10)

ESTRADA DONA FRANCISCA (10)

Em 1858 começou a construção da Estrada Dona Francisca e terminou em 1895. Mas, 30 anos antes do término, em 31 de maio de 1865, desceu do planalto para Joinville a primeira tropa de bestas, pela picada de mulas, conduzindo uma carga de erva-mate, e voltou carregando couro curtido do curtume J. Richlim: estava aberta […]

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

Em 1858 começou a construção da Estrada Dona Francisca e terminou em 1895. Mas, 30 anos antes do término, em 31 de maio de 1865, desceu do planalto para Joinville a primeira tropa de bestas, pela picada de mulas, conduzindo uma carga de erva-mate, e voltou carregando couro curtido do curtume J. Richlim: estava aberta a serra ao comércio. Em 1873, os primeiros imigrantes subiram a serra a pé pela picada de mula porque a estrada só estava aberta de Joinville até o pé-da-serra.

TROPA DE MULAS

A mula foi vital para os colonos.

Depois de estabelecidos em São Bento, a maioria dos imigrantes trabalhava na construção da estrada durante a semana toda e só voltava para casa nos fins de semana ou depois de quinze dias e até um mês. Uma turma trabalhava na serra, outra nas regiões altas de Campo Alegre e outra na altura de onde hoje está Oxford. Na história do Bairro Oxford constam algumas curiosidades, por exemplo, de como surgiu o nome e o bairro Oxford e porque a Estrada Dona Francisca desviou de São Bento passando por Oxford e o que a primeira escola em São Bento do Sul tem a ver com isso.

PARANAENSES CONSTRUÍRAM PEQUENA VILA ESCONDIDA NO MATO

SURGE OXFORD.

Fizemos pesquisas buscando escritos de José Kormann, Carlos Ficker, Henrique Fendrich, José Zípperer e outros. Tirando a média entre eles, aconteceu assim:

Em 1873, São Bento foi fundado e abandonado lá no meio do mato, bem longe do rio Negro. O objetivo de Santa Catarina era evitar confronto com o Paraná ao ocupar o planalto. 

 Nos anos de 1874/1875 as duas províncias brigavam pela posse da região planaltina. Santa Catarina vendia os terrenos aos colonos e o Paraná vendia os mesmos terrenos aos mesmos colonos. Houve brigas, confusões e descontentamentos.

O Paraná, mandou o engenheiro agrimensor Theodor Ochsz medir as terras próximas ao rio Negro a fim de vendê-las aos colonos imigrantes. Ochsz trouxe uma grande turma para construir a rancharia de moradia bem no lugar onde hoje é o centro de Oxford e para se proteger das feras e de possíveis ataques dos colonos porque era tempo turbulento de confrontos violentos entre paranaenses e catarinenses. (Continua).

Amigo, acompanhe esta história que vai ficar bem interessante!

Um abraço de Celso e outro de Mariana!