Página Inicial | Colunistas | Filosofando no Sul

Filosofando no Sul

Novela também é filosofia  Na novela “Amor Perfeito” dessa terça-feira, em meio a monges e padres, se citou dois filósofos do pensamento cristão, que são o Santo Agostinho, o santo africano, que tanto trata da graça, bem como da fé unida a razão, e que é famoso em livro Confissões, bem como de São Tomás […]

Por Jornal Liberdade 10 min de leitura

Novela também é filosofia 

Na novela “Amor Perfeito” dessa terça-feira, em meio a monges e padres, se citou dois filósofos do pensamento cristão, que são o Santo Agostinho, o santo africano, que tanto trata da graça, bem como da fé unida a razão, e que é famoso em livro Confissões, bem como de São Tomás de Aquino, o grande teólogo autor da enciclopédia obra, Summa Teológica, a que tenho a honra de possuir. Os personagens da novela citaram os filósofos, os ensinando para o menino Marcelino, uma homenagem a Marcelino Pão e Vinho, que tem a visão e encontro de Jesus, na novela das 6. Mostra a novela a importância da Igreja Católica, e da irmandade que ganha credibilidade, também revelado no folhetim. 

Professores foram se manifestar contra projeto de lei 

Novo projeto de lei (na verdade de emenda constitucional) pretende em parte trocar o ensino público, ou professores contratados, como os de Trilhas, disciplinas do Novo Ensino Médio, por professores de rede privada ou particular, de determinadas universidades também particulares, segundo falam. Até esse fator não é tão grave, mas se comenta que artigo do projeto de lei desejava retirar “Segundo Professor”, o que seria um enorme prejuízo a alunos autistas e outros, o que seria até desumano, em nome de acordos políticos e de lucro. Também a universidade pública deve ter preferência sobre universidades particulares, quando se trata de governo, segundo eles. Por isso, professores de São Bento do Sul foram se manifestar contra essa lei, na Assembleia, a fim de proteger seu emprego, sempre dedicado à rede pública e de ensino e não visando resposta política de empresas particulares. Mas a lei foi aprovada nessa terça. Já a universidade gratuita é algo positivo, se não implicar esses fatores temidos por professores da rede pública. Assegura-se que o orçamento não vai alterar o já garantido para a educação.  

Feiras de Livros na região

No último final de semana houve a feira do livro espírita, no Centro Cultural, e nessa semana ocorre ainda dentro do 18 Festival de Inverno de Campo Alegre, também a feira do livro. Fato é que faz anos e falta uma grande feira de livro em São Bento do Sul, bem como um festival de quilate e qualidade de Campo Alegre, que parece se tornar uma nova Gramado, enquanto aqui a cidade estava vazia no final de semana. O número de escritores e artistas da região merece mais eventos culturais, a fim de apresentar a riqueza e os produtos culturais da região, justamente com o turismo, para o nosso querido clima frio e aconchegante. As feiras de livro movimentam um bom público, e recentemente estive na de Joinville, que contou com artista de TV e um grande escritor de tema indígena. Também a divulgação é pouca para esses eventos, sendo que ainda teremos de melhorar. 

Mariano Soltys, professor e advogado