Página Inicial | Colunistas | DOUTOR JOSÉ KORMANN – HOMENAGEM DE ANIVERSÁRIO

DOUTOR JOSÉ KORMANN – HOMENAGEM DE ANIVERSÁRIO

Rio Negrinho e São Bento do Sul tiveram e tem muitos personagens ilustres e José Kormann

Por Celso e Mariana 41 min de leitura

JOSÉ KORMANN

Nós, Celso e Mariana, temos o maior prazer em contar um pouquinho da história da vida desse nosso grande amigo, importante personagem de Rio Negrinho, de São Bento do Sul e de além/fronteiras.

JOSÉ KORMANN, HISTORIADOR, ESCRITOR, POLÍTICO, PROFESSOR, FUNDADOR DE VÁRIAS ENTIDADES CULTURAIS E EDUCACIONAIS, ATOR DE TEATRO, CANTOR EM CORAIS, HOJE, DOUTOR EM HISTÓRIA, FORMADO COM MÉRITO NA ESPANHA, FOI O AUTOR DO LIVRO “RIO NEGRINHO QUE EU CONHECI”, EDITADO EM 1980, POR OCASIÃO DO CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DE RIO NEGRINHO. SÃO 32 LIVROS JÁ EDITADOS. ATUALMENTE, MAIS UM LIVRO ESTÁ PRONTO PARA NOVA EDIÇÃO.

Sua história é interessante e rica em detalhes que chamam à atenção por constituírem-se de relevâncias acima de tudo o que é comum. São destaques na vida de uma pessoa que se sobressaem e ultrapassam horizontes de uma pessoa comum. José Kormann sempre empenhou-se em galgar degraus mais elevados e tornou-se marco sinalizador ao perscrutar novos horizontes além dos já conhecidos, diferente da maioria das pessoas que se acomodam e vivem a vida num único patamar e, digamos, não progridem e nem deixam rastros nessa vida. Sob essa ótica, José Kormann distanciou-se e ascendeu-se à frente da grande maioria, deixando rastros luminosos que foram e estão sendo seguidos por muitos desejosos de prosperidade intelectual, social e espiritual. 

Filho de ALOIS e FRANCISCA KORMANN, nasceu em 21/7/1941 em Colônia Olsen, comunidade distante 12 quilômetros do centro da cidade de Rio Negrinho, onde viveu sua infância.

Seu nascimento foi muito difícil e um fio muito fino e tênue separou sua vida da morte.

José, nos primeiros anos de vida, cresceu raquítico com problemas de saúde, porém, aos poucos, foi se revelando uma criança esperta, ágil e inteligente. Sua mãe pensou que ele ficaria mudo porque não falava até os cinco anos de idade, todavia, depois, tornou-se o mais falante de toda a família e ainda hoje o é!

A sonoridade de suas preleções é aconchegante aos ouvidos e sempre revela novas mensagens de conhecimento, cultura e esperança e essa é uma das características que faz com que todos se sintam hipnotizados ao ouvi-lo.

A FAMÍLIA.

OS PAIS ALOIS E FRANCISCA

Alois e Francisca tiveram 10 filhos. Seis deles estão vivos.

ALGUNS IRMÃOS NA INFÂNCIA – ILDEGARD, ELISABETH, ALFREDO E JOSÉ

Aquele lourinho, sentado, é José.

IRMÃOS NA FESTA –

Dois desta foto já faleceram: João e Ildegard e, anteriormente, outros dois: Alfredo e Elizabeth.

Da esquerda para a direita: Luiz, Wendelino, João (+), Teresa, Ildegard (+), Francisca, Maria e José em uma festa familiar quando os Kormann se reuniam uma vez por ano.

COM A ESPOSA EVA (in memórian) E OS TRÊS FILHOS

EVA, Esposa dedicadíssima à família, sempre foi esteio da sustentabilidade amorosa familiar. Com ela, José teve três filhos: Claudio, Lúcio e Clovis.

EVA, A AMOROSA ESPOSA DE JOSÉ

PROFESSOR.

Sua longa e brilhante carreira no Magistério começou após sua saída do Seminário de Corupá. Ainda jovem lecionou numa vizinha cidade de Corupá – Nereu Ramos -, depois, nos anos 60 veio a Rio Negrinho a convite do Colégio São José onde lecionou por longos anos e, também, em várias escolas de Rio Negrinho, inclusive na Escola da Móveis Cimo. Na verdade, foi um dos professores-destaque da região. Professor de História, Geografia, Filosofia, Desenho Geométrico e de tantas outras matérias, sempre passou segurança aos alunos.

Ainda como professor fundou a ACADEMIA SÃO LUCAS DE ARTES no Colégio São José que teve grande destaque nos meios escolares e sociais. As exposições dos seus artistas eram apreciadas – e, muito – pelas autoridades, artistas e intelectuais.

Lecionou, também, em várias escolas de São Bento do Sul.

NOTA: Sempre foi muito querido por todos os seus alunos.

FUNDADOR.

A lista de fundações relacionadas ao personagem José Kormann é enorme.

Nos limitaremos a relatar apenas algumas delas.

Fundou o primeiro Grupo de Escoteiros da cidade.

Foi mentor e idealizador de outro grupo de Escoteiros chamado de ARNALDO ALMEIDA de OLIVEIRA, que teve como fundador o sr. Jaime Yung.

Ainda como Vice-Prefeito de Rio Negrinho, fundou a Escola Selma Teixeira Graboski e transformou outras quatro escolas em Escolas Básicas e a Escola de Volta Grande também em Escola Básica e Escola de Segundo Grau que o obrigou a fazer muitas viagens a Florianópolis afim de ajustar e regularizar situações e documentações das mais diversas.

Teve muita influência em outras tantas fundações culturais e educacionais em Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Fundou a “Operação Anchieta” que visava transmitir maior conhecimento sobre os “índios” brasileiros ao público em geral e para as escolas. Para isso, viajou ao Estado do Mato Grosso e visitou e conviveu com várias tribos indígenas afim de alicerçar e ampliar os conhecimentos sobre aquela gente.

(Deve ter se saído muito bem com os selvícolas porque não foi “prô panelão”!)

Seu maior feito como professor e político foi trazer a Faculdade para Rio Negrinho sob muita dificuldade e trabalho.

POLÍTICO

Homem de grandes realizações.

Foi vereador e Presidente da Câmara de Vereadores em Rio Negrinho e vereador e Presidente da Câmara de vereadores em São Bento do Sul. Foi o candidato que conseguiu o maior número de votos para vereador em São Bento do Sul.

Foi Secretário de Educação duas vezes em Rio Negrinho e duas vezes em São Bento do Sul.

Foi Vice-Prefeito em Rio Negrinho e algumas vezes assumiu a Prefeitura na ausência do Prefeito. Teve outros cargos políticos em Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Enquanto Secretário de Educação teve fundamental influência para trazer a Maria-fumaça para Rio Negrinho. Tudo começou com o sr. Rainer Ilg que iniciou os procedimentos e lançou a semente e depois com o sr. Ralf Ilg que foi o verdadeiro fundador da Entidade que mantém a Maria-fumaça que ainda hoje realiza os passeios pela serra. José foi o intermediador de toda a operação e enquanto fazia o curso de piloto de avião, viajou no avião com Ralf, que era seu professor de aviação, para Tubarão onde obteve primeira licença para trazer a Maria-fumaça. Depois, a licença final e conclusiva veio do Rio de Janeiro.

ESCRITOR E HISTORIADOR

Aqui, mostrando uma de suas 32 obras, até então: “São Bento do Sul”

Autor de mais de 30 livros. Dentre eles, podemos citar alguns: Lembrando a Morte de Antonio Ferreira de Lima, Rio Negrinho Que Eu Conheci, Cariporã, Histórico da Estrada Dona Francisca, Histórias da História, História de Rio Negrinho, Colégio Estadual Celso Ramos Filho, São Bento do Sul, Restinga do Rio Negro (fantástica obra de alto teor psicológico) … todos os livros muito bem elaborados. Mais um livro, prá lá de interessante, está pronto para ser editado que abordará a história de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. Aguarde! 

Autografando um dos seus livros.

PALESTRANTE

Suas inúmeras palestras sobre tantos assuntos, incluindo História, explodiram em absoluto sucesso em pequenas e grandes plateias nos salões, escolas, indústrias e sociedades várias.

E algumas delas foram feitas de modo absolutamente improvisado porque, sem nenhum aviso prévio, o convidavam para falar sobre determinado assunto, ali, na hora.

Incrível: ele sempre aceitava de imediato e cumpria magistralmente a missão que lhe era “imposta”.

TROFÉUS

KORMANN já perdeu a conta de quantas vezes foi agraciado com troféus pela sua competência nos vários setores da indústria, da política, do magistério e da cultura.

RADIALISTA.

Realiza vários programas de rádio como apresentador e conta histórias da nossa terra e nossa gente. Sempre muito apreciado, recebe vários telefonemas de parabenização pelas suas histórias.

Também, escreve para jornais sobre variados assuntos.

Os feitos de José são muitos, muito mais do que a nossa humilde exposição. Para contá-los todos é necessário o espaço de um livro de mais de mil páginas.

Enfático, magnificente, ousado, sapiente, culto, admirável, esplêndido, farol de milha, faísca da sabedoria divina, porto seguro para navios divagadores…estes são alguns dos incontáveis adjetivos cabíveis à realeza de José Kormann.

ATOR DE TEATRO.

Este foi um capítulo especial na vida de Kormann. Não sabemos como e nem de onde ele arranjava tanta criatividade para levar cenas cômicas ao extremo do ponto hilariante. Eu (Celso) trabalhei com ele no palco em diversas oportunidades e constantemente deparei com ele saindo completamente do script para, inesperadamente, rechear as cenas com ousadas peripécias e “miraculosas” cenas hilariantes que faziam a plateia delirar de tanto rir.

CASO ATÍPICO

Certa vez, na cidade de Criciuma, o ônibus atrasou e estava em cima da hora da nossa apresentação de teatro. Já preparados para entrar em cena, fomos rápido para o salão, erramos o endereço para adentrar ao palco e entramos, de repente, numa barbearia armados (eu e ele) com revólver e espingarda em punho. Todos na barbearia pensaram que era um assalto. O susto  foi tão grande que por pouco não aconteceu uma tragédia causada pelo medo das pessoas que lá estavam porque o barbeiro tremia com a navalha no pescoço do cliente. Para ilustrar o feito, elaboramos uma brincadeira, uma montagem de duas fotos com Kormann feito bandidão de Far West e seu comparsa Celso (eu).

MOMENTOS ANTES DO ASSALTO À BARBEARIA.

Kormann (JK) até parece um pistoleiro profissional, mas aquele “bandidinho” (CCC) na esquerda, coitado, não sabe nem onde é o gatilho do canhão!

Quem achar o “perigoso” por aí, meta bala e depois corra receber a recompensa.

APRECIAÇÕES FINAIS.

Rio Negrinho e São Bento do Sul tiveram e tem muitos personagens ilustres e José Kormann é um deles. Quem sabe, um dia, seu busto estará sendo exibido em alguma praça, ou seu nome será emprestado para nomear rua, escola, praça ou entidade. É bem provável que sim!

Ao contar a história da vida de José Kormann nas suas diferentes fases, evidenciamos seu espírito de luta, que começou ainda dentro do ventre da mãe, numa guerra de vida ou morte e, contra todas as evidências, já nas garras da morte, saiu vitorioso depois de um dia inteiro de luta pela vida (é uma história verdadeira de arrepiar).

Esse primeiro triunfo nos primeiros momentos pós-nascimento estendeu-se e valeu como trampolim para toda a sua vida. A Interferência Divina foi decisiva na hora de quase-morte para que, nos seus 82 anos seguintes de vida, pudesse continuar a luta nas inúmeras realizações que efetuou e que ainda persistem em continuar com sucesso e que tanto bem fizeram e fazem a um incontável número de pessoas.

Parabéns, Doutor José Kormann.

Você merece um aperto de mão parabenizador do próprio Jesus Cristo e torcemos sinceramente para que isso um dia aconteça de verdade!

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!