Prefeitura lança o programa “Recicla São Bento” para impulsionar coleta seletiva e preservação ambiental
Confira o roteiro detalhado de coleta por bairro
Por Cauan 10 min de leitura
Na sexta-feira (18/08), o Prefeito Antonio Tomazini, juntamente com o Diretor Presidente do SAMAE Osvalcir Peters, promoveu um marco importante para o município. Foi realizada uma das primeiras entregas dos sacos de 100 litros na cor laranja, destinados à coleta seletiva de resíduos recicláveis.
A iniciativa faz parte do programa “Recicla São Bento”, lançado pela Prefeitura em parceria com o SAMAE. Este ambicioso projeto, que teve início neste mês de agosto, visa revolucionar a coleta seletiva na cidade e incentivar ativamente a população a participarem da separação adequada de resíduos, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente.
De acordo com o Prefeito Antonio Tomazini, através do lançamento do programa “Recicla São Bento”, a cidade dá um passo importante em direção a um futuro mais sustentável, incentivando a participação ativa de todos os cidadãos na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas conscientes de descarte de resíduos. “Em breve, todos os lares receberão os sacos laranjas para dar o destino correto destes materiais”, disse Tomazini.
O Diretor Presidente do SAMAE Osvalcir Peters, explicou, o SAMAE assumirá a responsabilidade de distribuir os sacos de 100 litros na cor laranja, essenciais para a destinação apropriada dos resíduos recicláveis. “Cada residência atendida pelo SAMAE receberá um kit contendo os sacos, suficientes para uma unidade por semana. É importante observar que os sacos laranjas são projetados exclusivamente para o descarte de resíduos recicláveis, portanto, lixo orgânico e rejeitos não devem ser colocados nesses sacos” explicou Peters.
A entrega também contou com a presença do Chefe de Gabinete José Dorival Dums e do Secretário de Obras e Serviços Urbanos Luiz Neri Pereira (Magrão).
A lista de materiais recicláveis inclui:
Plástico: Sacos, sacolas, potes, isopor, copos plásticos, embalagem PET.
Papel: Caixas, cadernos, jornais, revistas, papelão.
Metal: Latas de bebidas, desodorantes, arames, alumínio, ferragens, bandejas e panelas, tampas de garrafas.
Vidro: Garrafas, copos, vasos, frascos – quebrados ou não (devidamente embalados para evitar acidentes).
Confira o roteiro detalhado de coleta por bairro:
Segunda-feira: Centro, Brasília, Progresso, Rio Vermelho Estação e Rio Vermelho Povoado.
Terça-feira: Centro, Alpino, Boehmerwald, Cruzeiro, Oxford, Rio Negro e Lençol (até a Rua Castelo Branco).
Quarta-feira: Centro, Bela Aliança, Centenário, Dona Francisca, Mato Preto e Progresso.
Quinta-feira: Centro, 25 de Julho, Colonial, Oxford, Rio Negro e Schramm.
Sexta-feira: Centro, Serra Alta e Mato Preto.
Sábado: Centro e Schramm.
Os moradores são solicitados a colocar o saco laranja no coletor antes do horário de coleta designado para cada bairro. A coleta seletiva ocorre entre 7h30 e 17h.