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ESTRADA DONA FRANCISCA 22

RESUMO DO CAPÍTULO ANTERIOR. Em 1873, quando os imigrantes subiram a serra e fundaram São Bento, a Estrada Dona Francisca estava aberta até o pé da serra. Para acelerar o andamento das obras, em 1875, o processo de construção foi acelerado com a criação de 5 distritos de trabalho, totalizando 2.628 trabalhadores, a maioria imigrantes.  […]

Por Celso e Mariana 9 min de leitura

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RESUMO DO CAPÍTULO ANTERIOR.

Em 1873, quando os imigrantes subiram a serra e fundaram São Bento, a Estrada Dona Francisca estava aberta até o pé da serra. Para acelerar o andamento das obras, em 1875, o processo de construção foi acelerado com a criação de 5 distritos de trabalho, totalizando 2.628 trabalhadores, a maioria imigrantes. 

DADOS HISTÓRICOS MENOS CONHECIDOS 2.

  1. SERRA DONA FRANCISCA EM 1880.

No desenho, criamos uma cachoeira caindo do alto da serra porque, conforme relatos de descendentes de antigos moradores, na serra havia algumas cachoeiras que secaram com o tempo ou foram encobertas pelo mato, e já não podem serem vistas.

 Paralelos à construção da Estrada também estavam sendo abertos caminhos para o novo núcleo colonial de São Bento, que ficava a 5km da estrada, para onde foram contratados 716 trabalhadores. Assim, o número de trabalhadores aumentou. Em toda a extensão da estrada, mais os caminhos para São Bento, foram contratados 3.344 trabalhadores, um número muito expressivo para a época, haja vista que a população de Joinville, na época, era de 7.650 habitantes. Portanto, a construção da estrada com suas demandas de insumos, para construção de pontes e valas, ferramentas, equipamentos, alimentos, louças, vestimentas e calçados para as frentes de trabalho, rapidamente monetizava a região, principalmente Joinville, acelerando o processo de acumulação e impulsionando a abertura de novos núcleos coloniais.
2. TRECHO ORIGINAL DA ESTRADA DONA FRANCISCA. No início, ela era mais estreita que esta da foto.

Entre 1873, com a chegada dos imigrantes que fundaram São Bento, as obras tiveram um avanço considerável, o traçado estava definido, as picadas foram abertas e desmatadas, faltando, apenas, fazer a ligação da estrada com o sistema de macadamização. Em 1876, restava concluir, apenas, 46 quilômetros macadamizados, e os núcleos de Campo Alegre e de São Bento já podiam ser transitados por carroças e carroções (BRASIL, 1877). Com o avanço das obras, o governo imperial cumpria a sua promessa de integrar a Colônia Dona Francisca ao planalto norte-catarinense, mas a Sociedade Colonizadora tinha dificuldades em acelerar o processo de colonização às margens da EDF, dada a baixa entrada de imigrantes e, isso conclui que era necessário que a Sociedade Colonizadora investisse em mais imigrantes para a região de São Bento.

Obrigado! Um abraço de Celso e de Mariana!