Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Chuvas e Alagamentos – mais do mesmo

Chuvas e Alagamentos – mais do mesmo

São Bento do Sul

Por Gilmar dos Passos 7 min de leitura

CADÊ A PREVENÇÃO?

Devido as fortes chuvas na região, todos já devem ter conhecimento dos estragados que esse fenômeno da natureza está causando em São Bento do Sul e em todo o Sul do Brasil. A redação da Liberdade FM, tem recebido neste dia 04/10, várias mensagens de moradores, reclamando dos mesmos problemas de sempre. Basicamente que muitas dessas tragédias como os alamentos poderiam ser evitadas e o exemplo disso é justamente no bairro Serra Alta, mais precisamente nas ruas em torno do rio que cruza aquela localidade e os próprios moradores incansavelmente já deram a solução “Dragagem do rio”

CADÊ A PREVENÇÃO? 2

Moradores falam também que é lamentável a falta de profissionalismo dos órgãos públicos em relação a forma de planejamento de uma situação como essa, onde todas as previsões já haviam comunicado dias antes o que poderia acontecer e depois do ocorrido, ou até o momento da nota abaixo 11:18, não tínhamos nem sequer um comunicado oficial e padronizado por exemplo, de onde as pessoas podia ser socorridas, pontos de apoio, boletins de ações etc. Onde ficou o plano emergencial baseado nas previsões repassadas pelos sistemas meteorológicos? Agora é “correr atrás do rabo” novamente e tentar ajudar as pessoas que nesse momento estão embaixo d’água.

As 11:18 deste mesmo dia, recebemos o comunicado abaixo dos órgãos responsáveis:

Decreto de emergência

A Prefeitura de São Bento do Sul decretou situação de emergência nesta quarta-feira (4) em decorrência das fortes chuvas que atingem o município. Em doze horas, a cidade acumula 74.4 mm de chuvas. Há chamados em atendimento em diversos bairros do município. A Secretaria de Assistência Social está fazendo levantamento do número de desalojados e desabrigados e um abrigo temporário está sendo instalado na Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta.

Informações:

Atendimento da imprensa: (48) 99147-6265

Corpo de Bombeiros: 199

Defesa Civil: 193 e (47) 3634-1055