Empresas de São Bento do Sul na lista suja do trabalho escravo no Brasil
Nacional
Por Gilmar dos Passos 8 min de leitura
Segundo o site https://www.nsctotal.com.br, Ministério do Trabalho atualiza “lista suja” do trabalho escravo, Santa Catarina tem 13 empresas. O Ministério do Trabalho atualizou a “lista suja” que traz os nomes de empregadores que submeteram pessoas a trabalho análogo à escravidão e adicionou 204 novos nomes, a maior atualização da história, conforme informações do g1. Santa Catarina tem 13 empresas na lista. O relatório é atualizado duas vezes por ano. Em abril de 2023, Santa Catarina tinha 10 empresas na listagem, entre as 289 citadas no Brasil inteiro. Agora, em outubro, foram incluídos 204 nomes à lista. Santa Catarina teve seis inclusões, e, entre adições e nomes que foram retirados, o Estado totaliza 13 empresas na listagem.
Saiba de onde são as empresas catarinenses citadas na lista:
São Bento do Sul (2)
Rio do Sul (1)
Ituporanga (4)
Imbuia (1)
Bom Retiro (2)
São Joaquim (2)
Alfredo Wagner (1)
Veja lista completa no Link:
Ao todo no Brasil, a lista soma 473 nomes, entre pessoas físicas (empregadores) e jurídicas (empresas). Para ser incluído no cadastro, é preciso que o processo administrativo que julgou o caso seja concluído, com uma decisão sem possibilidade de recurso. Alguns nomes foram retirados da lista, por decisões judiciais ou por terem completado o período de dois anos de permanência na relação.
Para que serve a lista
A lista suja incorpora empregadores que foram autuados por submeter trabalhadores a condições de trabalho análogo à escravidão e considerados culpados por isso na esfera administrativa já com trânsito em julgado ou seja, após terem tido direito a recurso em duas instâncias. A presença na lista suja pode inibir empregadores de fecharem contratos públicos e obterem crédito subsidiado de bancos públicos. Além disso, o cadastro guia consumidores e empresas privadas que adotam a pauta ESG (de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), para evitarem acordos com quem tenha submetido trabalhadores à escravidão moderna.
Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/ministerio-do-trabalho-atualiza-lista-suja-do-trabalho-escravo-sc-tem-13-empresas