Centro de Autismo de São Bento do Sul será reformado
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack, localizado no bairro Dona Francisca, recebeu o prefeito Antonio Tomazini na manhã de sexta-feira (27/10), para assinar a ordem de serviço que garantirá a reforma de todo o espaço. Após a assinatura, a empresa responsável pela obra, a Claudomir Vieira Construções, terá […]
Por Cauan 11 min de leitura
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack, localizado no bairro Dona Francisca, recebeu o prefeito Antonio Tomazini na manhã de sexta-feira (27/10), para assinar a ordem de serviço que garantirá a reforma de todo o espaço. Após a assinatura, a empresa responsável pela obra, a Claudomir Vieira Construções, terá quatro meses para concluí-la.
Para o prefeito Antonio Tomazini, é de extrema importância investir na qualidade das pessoas com deficiência no município. “É uma ação conjunta para promover o bem-estar das crianças do espectro autista. A gente sabe que esse número está crescendo”, disse. O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, afirmou que correu atrás para que a obra acontecesse. “Vimos a necessidade de ter um espaço com acessibilidade, apoio e conforto. É direito deles”, garantiu. Geovanna Vicente, gestora do Centro Municipal, está alegre com as modificações. Ela afirmou que todos os colaboradores buscam diariamente aprimorar o ensino aos alunos, e com a mudança, será possível entregar um resultado ainda melhor a eles. “Trabalhamos pela qualidade de vida deles e das famílias, pois não assessoramos somente os alunos, mas sim, todos que fazem parte da vida deles. Ela agradeceu por todo o apoio dado pela Prefeitura de São Bento do Sul à causa autista, como, por exemplo, a recente compra de um carro para uso do Centro Educacional.
Melhorias
De acordo com o engenheiro civil responsável, Marcelo Laynes Milla, o espaço será totalmente mudado. A começar pelo telhado, que será melhor ao atual. A telha que será colocada é a termoacústica, popularmente conhecida como telha sanduíche. “Ela é, atualmente, a melhor do mercado. Vai ajudar na acústica e a manter a temperatura do local. Nós encomendamos na cor azul para dar harmonia ao espaço”, disse o engenheiro. Por falar na cor, que é símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista), a pintura interna e externa do Centro Municipal será toda em azul, o que difere das tradicionais unidades que envolvem a Prefeitura, todas nas cores verde e vermelho.
Além dessas melhorias, todos os vidros serão trocados, lâmpadas de LED serão colocadas, banheiros serão reformados e um deles, inclusive, será acessível para cadeirantes. Dentro do quesito acessibilidade, a unidade terá rampas e calçadas laterais. Os pisos do local serão trocados, calhas novas serão instaladas, mais uma sala de aula será aberta para distribuição dos alunos, entre outras melhorias. O orçamento total da obra fechou em R$ 319 mil.
Sobre o Centro
Há um espaço educacional para pessoas com TEA em São Bento do Sul desde 2014, antes no bairro Serra Alta. Em 2022 o Centro Educacional foi mudado para o bairro Dona Francisca. De acordo com Geovanna, a mudança de espaço foi providencial para os alunos, que ficaram mais calmos em um lugar retirado, sem tantos ruídos. Atualmente, o espaço conta com 91 alunos.
Após o espaço se consolidar, em 2018 a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) foi criada, com o objetivo de conseguir mais recursos para implementar no Centro Educacional.