Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA 27

ESTRADA DONA FRANCISCA 27

PRIMEIRA COMUNIDADE HABITADA DE RIO NEGRINHO (Resumo do artigo anterior com alguns acréscimos). Em 1851 os três irmãos Olsen e mais 71 noruegueses imigraram para o Brasil. Os Olsen desembarcaram em São Francisco do Sul pensando que era São Francisco da Califórinia nos Estados Unidos. O Arquivo Histórico de Joinville registra apenas o nome de […]

Por Celso e Mariana 8 min de leitura

PRIMEIRA COMUNIDADE HABITADA DE RIO NEGRINHO

(Resumo do artigo anterior com alguns acréscimos). Em 1851 os três irmãos Olsen e mais 71 noruegueses imigraram para o Brasil. Os Olsen desembarcaram em São Francisco do Sul pensando que era São Francisco da Califórinia nos Estados Unidos. O Arquivo Histórico de Joinville registra apenas o nome de um deles, GJERTH OLSEN, 31 anos, mecânico, alegando que a lista foi enviada para a polícia portuária de Hamburgo e muita informação foi apagada ou se perdeu. Aqui eles casaram de novo e dos seus descendentes citamos Bernardo e Adolfo. Bernardo abriu uma casa comercial em Lençol com açougue.

  1. BERNARDO OLSEN.

 (Continuação) Os Cardoso de Rio Negrinho compravam na “venda” de Bernardo em Lençol. Curiosidade: antigamente tecidos para fazer roupas eram chamados de FAZENDAS (-“Me corte 2 metros daquela fazenda azul para minha mulher fazer um vestido”) e uma casa de comércio era chamada de VENDA ou NEGÓCIO (-“Amanhã vou lá no negócio do Chico Rückl comprar um facão”). A dívida dos Cardoso na venda de Bernardo já estava bem alta, então Cardoso propôs ceder parte dos seus terrenos para Bernardo em troca da dívida, e assim fizeram. Parte das terras onde hoje é Rio Preto do Sul, Colônia Olsen, sul do Rio Corredeiras e Rio dos Bugres até encostar na Estrada Dona Francisca foram passadas para Bernardo que cedeu parte delas para seu irmão Adolfo. Cardoso ainda recebeu um saco de farinha como troco na barganha. Basta fazer uma breve avaliação para notar que as terras interioranas tinham pouco valor.

  1. ESTRADA DONA FRANCISCA PASSANDO POR LENÇOL (1878 aproximadamente)

Bernardo imaginava que Colônia Olsen poderia ser o centro de Rio Negrinho porque, o traçado original da Estrada Dona Francisca passaria por Colônia Olsen e então, suas terras se valorizariam muito. Animado, doou terreno para o cemitério, para a escola e para a igreja. Assim, desejava estabelecer um povoado. Abriu no Espigão uma estrada, loteou e vendeu terrenos para os filhos de colonos de São Bento que precisavam de novas propriedades, formou a comunidade de Colônia Olsen em 1904 e cedeu parte do enorme terreno adquirido para seu irmão Adolfo Olsen. Assim surgiu a primeira comunidade habitada de Rio Negrinho – Colônia Olsen- ao redor da Igreja São Pedro (Continua).

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!