Gänsebraten = Ganso a Assado
Em 11 de novembro é comemorado o dia de São Martinho muito lembrado na Alemanha. Segundo conta a lenda que São Martinho não queria ser bispo e foi se esconder entre os gansos, quando foram buscá-lo, mas as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido. Este seria o motivo pelo qual se come ganso […]
Por Salete Elingen 11 min de leitura
Em 11 de novembro é comemorado o dia de São Martinho muito lembrado na Alemanha. Segundo conta a lenda que São Martinho não queria ser bispo e foi se esconder entre os gansos, quando foram buscá-lo, mas as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido. Este seria o motivo pelo qual se come ganso assado neste dia e também na ceia de natal. Outra lenda é que as comunidades pagãs preparavam o ganso nesta época para encerrar o verão e o outono e saudar a chegada do inverno. Neste dia às 11 horas e 11 minutos tem início o carnaval na Alemanha que segue até a terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas. Já a noite do dia 11 de novembro é marcada com uma procissão das crianças onde cada uma carrega uma lanterna confeccionada por ela mesma e no final da procissão cada criança recebe o boneco de São Martinho feito de bolacha em formato de homenzinho. Ganso assado não é somente um prato festivo para a noite de Natal na Alemanha, mas para todo o período de 11 de novembro até a noite de natal. Vamos conhecer a receita bom apetite.
Gänsebraten = Ganso a Assado
Ingredientes:
1 ganso de aproximadamente 4 kg com seus miúdos
440g de castanhas cozidas e descascadas
3 maçãs vermelhas grandes
1 pão francês
1 cebola grande picada
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de artemísia
500g Litro de caldo de galinha
2 colheres de manteiga
1 colher de açúcar
250 ml de vinho tinto
3 colheres de nata
Amido de milho
Sal e Pimenta
Modo de fazer:
Lavar e secar o ganso, inclusive por dentro, retirar toda gordura solta no seu interior. Esfregar sal e pimenta por dentro e por fora. Reserve. Para o recheio refogue a cebola no óleo ou em umpouco de gordura do ganso. Acrescentar os miúdos cortados, uma maçã descascada e picada em pedacinhos, as castanhas e o pão francês esmigalhado (pode ser substituído por 6 colheres de farinha de rosca). Temperar com sal, pimenta, manjericão e estragão. Os miúdos não precisam estar totalmente cozidos. Rechear o ganso e feche-o com agulha e linha ou pequenos espetinhos de metal coloque o ganso em uma forma untada e forrada com papel alumínio feche bem o papel para o vapor não sair. Leve para assar em forno preaquecido 175 graus e asse entre 4 e 5 horas. Molhá-lo a cada 15 minutos com o próprio caldo, para não secá-lo. Se o caldo acabar logo, continuar regando com salmoura. Algumas receitas recomendam temperaturas mais fortes durante meia hora (240 graus), e que se diminua o fogo depois para 140 graus. Isso garante um ganso mais macio. Para dourá-lo pode-se elevar o fogo no final. Nos últimos dez minutos, acrescentar as maçãs partidas ao meio (com casca) e com um pouco de açúcar. Para fazer o molho, tirar o excesso de gordura do caldo. Prepare o molho na própria forma onde você assou o ganso junte água e o vinho água e o vinho. Dissolver a maizena no leite para engrossar, temperar com sal e pimenta. O ganso é servido com repolho roxo e kartoffelklösse (Bolinho de Batata cozido) sirva antes de esfriar.
Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico.