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ESTRADA DONA FRANCISCA (30)

LINHA DO TEMPO – RESUMO 2 (Resumo do artigo anterior). Para sobreviver, refugiados na Inglaterra, a Princesa Francisca e seu marido, Príncipe François venderam suas terras no Brasil, negócio que deu origem à cidade de Joinville e à Estrada Dona Francisca que teve seus primeiros estudos do traçado realizados pelo engenheiro Carl August Wunderwald em […]

Por Celso e Mariana 9 min de leitura

LINHA DO TEMPO – RESUMO 2

(Resumo do artigo anterior). Para sobreviver, refugiados na Inglaterra, a Princesa Francisca e seu marido, Príncipe François venderam suas terras no Brasil, negócio que deu origem à cidade de Joinville e à Estrada Dona Francisca que teve seus primeiros estudos do traçado realizados pelo engenheiro Carl August Wunderwald em 1852-1853.

(Continuação – texto de Mariana). 

  1. PICADA DE MULAS NA SERRA.  

1855 – O engenheiro Carl Pabst fixou o traçado dessa rodovia de Joinville até Rio Negro, atual Mafra.

1856 – Os engenheiros João de Souza Melo Alvin e Carl August Wunderwald aprovaram o traçado definitivo da Imperial Estrada Dona Francisca.

1858 – Foram contratados trabalhadores, a maioria imigrantes, para o começo da construção da estrada. Os trabalhos iniciaram no centro de Joinville e avançaram em direção à serra até que…

1864 – Estourou a Guerra contra o Paraguai que retardou o projeto, mas não o paralisou totalmente – Joinville forneceu alguns guerreiros para essa guerra. Os trabalhos da construção da estrada quase pararam porque o dinheiro do Império foi canalizado para a compra de armas, munição e manutenção dos soldados na guerra. Um atraso de seis anos na história da construção da Estrada Dona Francisca.

  1. TROPAS E TROPEIROS. Ainda a estrada não era carroçável.

1865 –  No tempo da guerra contra o Paraguai a Sociedade Colonizadora de Hamburg não parou e assinou o contrato para estabelecer uma colônia agrícola no planalto, com isso teve a imigração de europeus para a Colônia Dona Francisca: foi a semente do futuro São Bento do Sul do qual desmembraram-se Campo Alegre e Rio Negrinho.

1865 – Desceu do planalto à planície até Joinville a primeira tropa de equinos e bovinos pela primeira picada aberta ao trânsito só para animais, mas não ainda rodoviário para carroças que, futuramente, seria a Estrada Dona Francisca. 

1867 – Santa Catarina e Paraná iniciaram o conflito de limites que, depois, seria a Questão do Contestado, que só terminaria no terceiro julgamento do Supremo Tribunal Federal – STF – (1905-1907-1910) e ainda teria consequências na Guerra do Contestado (1912-1916). Um político e advogado decisivo na solução desta questão de limites de terras foi o ilustre e gênio brasileiro Rui Barbosa que, praticamente, decidiu a questão a favor de Santa Catarina.

(Continua).

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!