Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA 31

ESTRADA DONA FRANCISCA 31

LINHA DO TEMPO (3) RESUMO DO EPISÓDIO ANTERIOR. Em 1855 o engenheiro Carl Pabst fixou o traçado da estrada desde a Colônia Dona Francisca (centro de Joinville atual) até Rio Negro (atual Mafra), delineado anteriormente pelo engenheiro Carl August Wunderwald. Estes engenheiros da Sociedade Colonizadora permaneciam na mata por semanas estudando o terreno para viabilizar […]

Por Celso e Mariana 9 min de leitura

KODAK Digital Still Camera

LINHA DO TEMPO (3)

RESUMO DO EPISÓDIO ANTERIOR.

Em 1855 o engenheiro Carl Pabst fixou o traçado da estrada desde a Colônia Dona Francisca (centro de Joinville atual) até Rio Negro (atual Mafra), delineado anteriormente pelo engenheiro Carl August Wunderwald. Estes engenheiros da Sociedade Colonizadora permaneciam na mata por semanas estudando o terreno para viabilizar o melhor traçado. Em 1865 desceu do planalto ao litoral, pela picada que ainda não era carroçável, a primeira tropa de animais levando e trazendo produtos.

(Continuação)

* 1864 até 1870 – A construção da estrada quase parou por causa da Guerra contra o Paraguai.  * 1867 – outro conflito, a Questão do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, atrapalhou o andamento da obra.  

1. CURVA DO RIO DO JÚLIO NA ESTRADA DONA FRANCISCA NO FINAL DO SÉCULO XIX.

*1870 – Fim da Guerra contra o Paraguai. As obras retornaram com força total.

*1873 – A estrada estava aberta até o pé da Serra do Mar. O restante serra acima até o lugar onde hoje é São Bento havia apenas a antiga picada só para animais e por ela subiram os primeiros imigrantes europeus que fundaram São Bento. Os imigrantes se instalaram no Rancho do Imigrante, construído anteriormente para acomodá-los bem no centro da futura São Bento onde hoje está a Praça Getúlio Vargas.

*1876- O presidente da Província de Santa Catarina, Visconde de Taunay, vistoriou a Estrada Dona Francisca, agora já carroçável, e elogiou o modo como foi construída com curvas suaves.

2. PRIMEIRA CARROÇA DESCENDO A SERRA CARREGADA COM ERVA-MATE.

*1877- Desceu a serra a primeira carroça carregada com erva-mate, assim estava inaugurada a Imperial Estrada Dona Francisca. 

*1881 – Inauguração do serviço de diligência, transporte coletivo tracionado por cavalos. Levava passageiros de São Bento para Joinville e para outros lugares.

*1897 – Novecentos carroceiros fundaram o Sindicato dos Carroceiros : “Die Vereinchtein  Fuhrleute (Os Carroceiros Unidos). Até greves aconteceram e exigiram a intervenção do Governo Imperial, pois navios ficaram parados no porto de São Francisco.

*1907 – O primeiro automóvel veio de Curitiba, passou por Mafra e desceu para Joinville. De Mafra a Joinville a viagem durou o dia todo e foi comemorada com festa e admiração por ter feito o trajeto em tão pouco tempo. (Continua).

Obrigado! Um abraço de Celso e de Mariana!