ESTRADA DONA FRANCISCA 31
LINHA DO TEMPO (3) RESUMO DO EPISÓDIO ANTERIOR. Em 1855 o engenheiro Carl Pabst fixou o traçado da estrada desde a Colônia Dona Francisca (centro de Joinville atual) até Rio Negro (atual Mafra), delineado anteriormente pelo engenheiro Carl August Wunderwald. Estes engenheiros da Sociedade Colonizadora permaneciam na mata por semanas estudando o terreno para viabilizar […]
Por Celso e Mariana 9 min de leitura
LINHA DO TEMPO (3)
RESUMO DO EPISÓDIO ANTERIOR.
Em 1855 o engenheiro Carl Pabst fixou o traçado da estrada desde a Colônia Dona Francisca (centro de Joinville atual) até Rio Negro (atual Mafra), delineado anteriormente pelo engenheiro Carl August Wunderwald. Estes engenheiros da Sociedade Colonizadora permaneciam na mata por semanas estudando o terreno para viabilizar o melhor traçado. Em 1865 desceu do planalto ao litoral, pela picada que ainda não era carroçável, a primeira tropa de animais levando e trazendo produtos.
(Continuação)
* 1864 até 1870 – A construção da estrada quase parou por causa da Guerra contra o Paraguai. * 1867 – outro conflito, a Questão do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, atrapalhou o andamento da obra.
1. CURVA DO RIO DO JÚLIO NA ESTRADA DONA FRANCISCA NO FINAL DO SÉCULO XIX.
*1870 – Fim da Guerra contra o Paraguai. As obras retornaram com força total.
*1873 – A estrada estava aberta até o pé da Serra do Mar. O restante serra acima até o lugar onde hoje é São Bento havia apenas a antiga picada só para animais e por ela subiram os primeiros imigrantes europeus que fundaram São Bento. Os imigrantes se instalaram no Rancho do Imigrante, construído anteriormente para acomodá-los bem no centro da futura São Bento onde hoje está a Praça Getúlio Vargas.
*1876- O presidente da Província de Santa Catarina, Visconde de Taunay, vistoriou a Estrada Dona Francisca, agora já carroçável, e elogiou o modo como foi construída com curvas suaves.
2. PRIMEIRA CARROÇA DESCENDO A SERRA CARREGADA COM ERVA-MATE.
*1877- Desceu a serra a primeira carroça carregada com erva-mate, assim estava inaugurada a Imperial Estrada Dona Francisca.
*1881 – Inauguração do serviço de diligência, transporte coletivo tracionado por cavalos. Levava passageiros de São Bento para Joinville e para outros lugares.
*1897 – Novecentos carroceiros fundaram o Sindicato dos Carroceiros : “Die Vereinchtein Fuhrleute (Os Carroceiros Unidos). Até greves aconteceram e exigiram a intervenção do Governo Imperial, pois navios ficaram parados no porto de São Francisco.
*1907 – O primeiro automóvel veio de Curitiba, passou por Mafra e desceu para Joinville. De Mafra a Joinville a viagem durou o dia todo e foi comemorada com festa e admiração por ter feito o trajeto em tão pouco tempo. (Continua).
Obrigado! Um abraço de Celso e de Mariana!