Glücks Schweinchen = Porquinho da Sorte
Para a última edição do ano da nossa coluna de receitas. Vamos para a Alemanha para trazer a tradicional receita para o ano novo os Glücks Schweinchen Os Porquinhos da Sorte o povo alemão também tem suas superstições e crenças e esta é uma delas o porco assim como o trevo de quatro folhas e […]
Por Salete Elingen 10 min de leitura
Para a última edição do ano da nossa coluna de receitas. Vamos para a Alemanha para trazer a tradicional receita para o ano novo os Glücks Schweinchen Os Porquinhos da Sorte o povo alemão também tem suas superstições e crenças e esta é uma delas o porco assim como o trevo de quatro folhas e a joaninha trazem sorte. É comum nesta época encontrar nas confeitarias caixinhas com porquinhos e trevos de quatro folhas de marzipã ou outras massas e esta receita que apresento a baixo é uma boa opção para você desejar um feliz ano novo aos seus convidados na ceia da virada. Receita e foto retirada do livro Back vergnügen wie noch nie – das große GU Bild-Backbuch in Farbe com todos os direitos reservados aos seus autores e tradução de minha autoria. Um Feliz e abençoado natal a todos e Um 2024 de muita saúde, felicidades e realizações.
Glücks Schweinchen = Porquinho da Sorte
Ingredientes: Massa
1kg de Farinha de Trigo
60g de Fermento Biológico
120g de Açúcar
500ml de Leite Morno
120g de Manteiga ou Margarina
2 Ovos
1 Pitada de Sal
Casca de um Limão ralada
200g de Marzipã
300g de Avelã moída
200g de Açúcar
6 Claras
4 Gemas
1 Xicara (chá) de Açúcar de Confeiteiro
1 Clara
Um pouco de Ganache
Gordura para untar a forma
Modo de fazer:
Coloque a farinha de trigo em uma bacia e reserve. Em uma tigela coloque o fermento e parte do açúcar e misture até derreter o fermento e acrescente um pouco do leite cubra e deixe descansar por 15 minutos. Junte com a farinha de trigo o restante do açúcar, os ovos, a manteiga, o sal, a mistura do fermento e a casca de limão. Amasse bem até formar uma massa lisa. Deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso misture o marzipã com o açúcar, a avelã moída e as claras. Abra a massa com 4 mm de espessura corte 40 círculos com 8 cm cada e 20 círculos de 4 cm do restante da massa forme as orelhas cortando pequenos pedaços semelhantes a triângulos. Coloque a mistura de marzipã sobre 20 dos círculos maiores pincele as beiradas com as gemas cubra com a outra parte da massa apertando bem as beiradas da parte menor forme o nariz fazendo dois furo no centro pincele com gema a parte maior e cole o nariz e as orelhas termine de pincelar e coloque sobre uma forma untada. Leve para assar em forno a 200°C por 15 minutos ou até dourar. Na batedeira bata a clara em neve e junte o açúcar de confeiteiro até formar um suspiro firme. Coloque em uma manga de confeitar e forme olhos nos porquinhos frios completando o formato do olho com um pouco de ganache. Você pode usar para fazer os olhos uma uva passa antes de assar.
Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico.