Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Medidas para evitar a proliferação dos focos de dengue no município

Medidas para evitar a proliferação dos focos de dengue no município

O município de São Bento do Sul, neste início de ano, já registrou sete focos de Aedes aegypti, causador da dengue, sendo um caso importado confirmado

Por Cauan 5 min de leitura

Os focos foram identificados pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, que vem trabalhando em ações preventivas.

Até o momento, os focos foram identificados nos bairros Dona Francisca, Colonial, Centro e Oxford. A equipe de endemias já está atuando no trabalho de rastreamento, o município possui 502 armadilhas e 91 pontos estratégicos. O chefe de setor de Controle de Vetores e Entomologia, Sandro de Jesus Plazido comenta que a equipe também está realizando o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. 

“O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela”, explica. “Estamos fazendo esse trabalho além de todas as visitas e armadilhas no ponto estratégico.”

Para evitar a proliferação do mosquito, é importante que os moradores também façam a sua parte, eliminando os locais onde o mosquito deposita seus ovos, como recipientes com água parada, pneus, garrafas e latas. 

Denuncie

A população pode denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti pela ouvidoria da Prefeitura através do número 3631-6004 (WhatsApp) e pelo e-mail ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br.