Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Matrículas de candidatos selecionados no Sisu inicia nesta sexta-feira

Matrículas de candidatos selecionados no Sisu inicia nesta sexta-feira

Inicia-se nesta sexta-feira (2) o período de matrícula para os candidatos selecionados na primeira chamada do Sisu 2024.

Por Cauan 6 min de leitura

Após a confirmação definitiva dos resultados na quarta-feira (31), devido a contratempos técnicos, os aprovados têm até o dia 7 de fevereiro para efetuar a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino para a qual foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) ressalta a importância de os candidatos estarem atentos aos procedimentos e documentos necessários para a matrícula, assim como aos horários e locais de atendimento estabelecidos por cada instituição, conforme edital próprio.

O processo seletivo do Sisu 2024 contou com uma única etapa de inscrição para todo o ano e disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, oferecidos por 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país. É importante frisar que a seleção garante apenas a expectativa de direito à vaga pretendida, estando a matrícula sujeita à comprovação junto à instituição selecionada.

As universidades e faculdades devem disponibilizar acesso gratuito à internet para as inscrições, durante os horários regulares de funcionamento, sem cobrança de taxas relacionadas ao processo seletivo.

Para os candidatos que não forem selecionados nesta fase, há a opção de manifestar interesse na lista de espera até o dia 7 de fevereiro. Essa lista será utilizada ao longo de 2024 pelas instituições de ensino superior para o preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está programada para o dia 16 de fevereiro, conforme o cronograma do Sisu 2024.

O Sisu, sistema informatizado gerenciado pelo MEC desde 2010, centraliza as vagas de graduação oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o país, sendo a maioria delas proveniente de instituições federais, como universidades e institutos.