Putin adverte ocidente sobre risco nuclear
Tensão extrema entre nações nesta quinta-feira, 29 de fevereiro.
Por Cauan 4 min de leitura
Putin, presidente da Rússia e candidato nas próximas eleições presidenciais, fez um alerta às potências ocidentais sobre o risco iminente de uma guerra nuclear na Ucrânia durante seu discurso anual à nação.
Ele destacou as consequências catastróficas de um conflito nuclear, reiterando que a Rússia possui meios de defesa capazes de atingir alvos no território ocidental.
Putin também abordou a possibilidade de intervenção militar ocidental na Ucrânia, advertindo sobre as trágicas consequências que tal ação acarretaria.
Apesar de completar dois anos, o conflito entre Rússia e Ucrânia permanece estagnado, com Putin prometendo esforços para acabar com a guerra e erradicar o nazismo na região.
Ele elogiou a determinação das tropas russas e prestou homenagem aos soldados que lutam na linha de frente. Putin enfatizou que a defesa da soberania russa é uma prioridade e pediu um momento de silêncio em memória dos soldados russos caídos.
Apesar do discurso abrangente, Putin não comentou sobre a morte de Alexei Navalny, seu principal opositor, que ocorreu em circunstâncias controversas. A falta de menção à morte de Navalny gerou comoção nacional e internacional.