Baixa adesão à vacina contra a gripe preocupa e Saretta pede ampliação para toda a população
Saúde
Por Gilmar dos Passos 5 min de leitura
O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, expressou sua preocupação com a baixa adesão à vacina contra a gripe no estado. Saretta destacou a necessidade de ampliar a vacinação para toda a população e enfatizou a importância da imunização para proteger os grupos mais vulneráveis. O pedido foi encaminhado à Secretária de Estado da Saúde.
Desde o dia 18 de março, a vacina contra a gripe está disponível no estado, porém conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, apenas 20,7% das doses foram aplicadas até o momento, um número alarmante que exige atenção imediata das autoridades de saúde.
O deputado fez um apelo à Secretaria de Estado da Saúde para antecipar a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população, antes do prazo final da campanha que é no final de maio. “Tenho certeza que tem muita gente aguardando essa liberação”, concluiu Saretta.”, ressaltou Saretta.
O deputado enfatizou o cenário crítico enfrentado pelos hospitais, que estão superlotados e enfrentando dificuldades para atender a todos de forma adequada. Com cirurgias eletivas sendo adiadas e filas de espera crescendo, o sistema de saúde está sobrecarregado, tornando a vacinação contra a gripe uma medida crucial para aliviar a pressão sobre os serviços de saúde.
“Em meio a essa realidade tão grave, é um contrassenso que ainda tenhamos pessoas que optem por não se vacinar”, disse Saretta.