O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE abastece diariamente o município de São Bento do Sul com aproximadamente 18 milhões de litros de água tratada. Porém, mesmo com as chuvas dos últimos dias, o nível da barragem de captação de água bruta do Rio Vermelho está em nível considerado baixo, causando preocupação para o poder público.
O projeto para captação de água do Rio Negro prevê um investimento estimado em R$ 30 milhões e a ANA (Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico) já autorizou a outorga preventiva, que garante a retirada de água necessária para fornecimento à população são-bentense.
Somente em 2021, através do PSA, foram investidos mais de R$ 96 mil para preservação do Rio Vermelho. Agora em 2022, são 45 propriedades inscritas que estão sujeitas a vistorias. Através do programa, os proprietários participantes são incentivados a adotar práticas sustentáveis em suas propriedades, tanto em relação à vegetação nativa, como às áreas de preservação permanentes, em relação à agricultura, manejo do solo e administração que visa garantir a preservação das margens, assim como da bacia do Rio Vermelho, desde sua nascente até o ponto de captação de água.
Como funciona o abastecimento pelo Samae – A água é captada do Rio Vermelho e assim, através de uma rede adutora de 10km, segue até a Estação de Tratamento, localizada no Parque 23 de Setembro, quando a água bruta chega até a estação, ela recebe todos os produtos químicos necessários para retirada das impurezas. Em seguida passa por filtros e é armazenada em reservatórios que são distribuídos em vários pontos do município, até que chegue na casa da população.