Na segunda-feira (3/10) foi realizado um encontro para tratar sobre o diagnóstico participativo do projeto “InovaJuntos”. O prefeito Antonio Tomazini, a vereadora Terezinha Dybas e secretários municipais participaram da apresentação, que ocorreu no auditório da Prefeitura. São Bento do Sul é um dos 20 municípios brasileiros contemplado com ações do projeto, voltado à inovação em políticas públicas.
As representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Fabiana Santana e Lorenna Cavalcante, apresentaram as principais ações previstas para construção do “Diagnóstico Vocacional Participativo”, que é implementado por meio da escuta ativa e qualificada de representantes dos diversos setores da sociedade, buscando uma visão abrangente dos desafios e das potencialidades do município. “O InovaJuntos contemplará uma gestão com a participação de todos. Esse trabalho mostra a eficiência e comprometimento com o desenvolvimento de São Bento”, destacou Tomazini.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, o objetivo é promover o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras que tragam soluções aos problemas apontados pelo diagnóstico, assim como alavancar potencialidades do município identificadas pelas diferentes áreas da gestão municipal. “O diagnóstico ouvirá a sociedade civil, o setor público, o segmento produtivo e as instituições de ensino para entender a percepção desses segmentos sobre a cidade. O estudo estimulará a formação de redes para captação de recursos e conexão com outros municípios para aprender com boas práticas, apresentando planos de trabalho que busquem sanar necessidades e atender expectativas do cidadão são-bentense”, completou Andréa.
Sobre o projeto
O Projeto InovaJuntos – Cooperação Triangular Urbana para a Inovação e Sustentabilidade – é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o co-financiamento da União Europeia (UE).
O projeto selecionou 20 municípios brasileiros, entre eles São Bento do Sul, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento local por meio da vocação territorial e projetos inovadores.