Projeto introduz uma alimentação saudável para crianças nos Cmeis de Piên
É importante fazer a apresentação das frutas de forma divertida, incentivando que as crianças queiram experimentar estes alimentos
Por Jornal Liberdade 6 min de leitura
Buscando promover uma alimentação saudável para as crianças da rede municipal de ensino, a secretaria de Educação do município tem feito um trabalho para estimular a ingestão de frutas para todas as crianças. Este trabalho de alimentação escolar é desenvolvido pela nutricionista Joselayne Correa e tem o auxílio de todos os servidores da rede municipal de educação.
De forma divertida e lúdica, é desenvolvido um projeto em cada instituição. “O consumo de frutas é muito importante para as crianças, porque ajudam na imunidade e tem fibra”, diz. A nutricionista aproveitou para fazer um vídeo para ser encaminhado aos pais, falando da importância da oferta de frutas diariamente.
Joselayne orienta que os responsáveis ofereçam o maior número de frutas, variadas, ao longo do dia para a criança. “É preciso que elas aprendam a comer. Os pais são exemplos para os filhos, portanto, não basta apenas oferecer os alimentos para elas. É preciso criar o hábito de ter em casa uma fruteira, por exemplo”, explica a profissional.
O estímulo ocorre com a exposição dos alimentos em cima da mesa, na hora da refeição, oferecer após as refeições. “A laranja e a mexerica são exemplos de alimentos ricos em vitamina C, sendo muito importante o consumo após as refeições que tenham alimentos de ferro, como a carne e o feijão”, conta a nutricionista Joselayne. A profissional reforça a importância de oferecer uma dessas opções para os menores.
O morango, por exemplo, é um fruto rico em vitamina A e C e ajuda na imunidade das crianças. Para incentivar que as crianças aceitem melhor os alimentos, é importante buscar alternativas na hora de oferecer as frutas. Uma das saídas é utilizar a criatividade, servindo o alimento de forma lúdica, com pratos divertidos, assim como é feito pelas merendeiras e professores nos Cmeis.