A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Samae, vem atuando no projeto “Educa+Ação Recicla”. A iniciativa tem como objetivo trabalhar a educação ambiental com os estudantes de escolas da rede municipal, com a arrecadação de materiais reciclados.
O prefeito Antonio Tomazini, acompanhado pela primeira-dama, Mônica Tomazini, esteve na sexta-feira (4), nas EBM’s Newton Mendes e Hercílio Malinowsky, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. “Gostaria de parabenizar a Secretaria de Educação e o Samae por este trabalho em conjunto. É algo que proporciona mais conhecimento aos alunos, principalmente nos cuidados relacionados à preservação do meio ambiente através da reciclagem”, destacou.
De acordo com a diretora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Suzana Teles, em dois meses de trabalho o projeto já obteve grandes resultados. “Foram mais de 27 toneladas de materiais recicláveis coletados, que deixaram de ir para o aterro e foram ao destino correto. Ficamos muito felizes com esse resultado e esperamos dar continuidade, pois este trabalho proporciona não só a parte teórica aos alunos, mas também a parte prática, com visitações no aterro, estações de tratamento de água, esgoto e outras aulas de campo”, explica.
Ainda conforme Suzana, os materiais arrecadados podem virar em recursos para as APP’s (Associação de Pais e Professores) das escolas participantes. “O projeto também inclui premiações para a turma que mais arrecadar material, com uma viagem para Florianópolis, na Fundação TAMAR. A escola com maior número de material coletado também será premiada com a construção de uma casa container que servirá de estudo para os alunos, adaptada com sustentabilidade”, finaliza Suzana.
Conforme o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, através de ensinamentos dos professores, os alunos recebem os materiais reciclados, pesam, calculam o volume e essas informações são utilizadas para análise de dados e estatística. “Nós, do Samae, disponibilizamos as sacolas laranjas, próprias para reciclagem. É um trabalho feito justamente na orientação, que propicia também o conhecimento da importância da reciclagem no município,”, destacou.
O secretário de Educação, Josias Terres, destacou que este é um dos projetos chancelados pela Secretaria de Educação, sendo apto para receber recursos financeiros através da doação do imposto de renda, tanto de pessoa física quanto jurídica. “Sabemos do esforço e do trabalho desenvolvido ao longo desse ano de 2022, que, com certeza, trouxe resultados muito positivos para o município, por isso essa contribuição é tão importante, beneficiando principalmente as crianças e jovens de nossa cidade”, disse.
Se alguém deseja contribuir com o projeto, basta procurar o departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Educação.