Limpeza de área verde no bairro Progresso
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou no sábado (19), a limpeza de uma área verde na rua Alberto Malschitzky, no bairro Progresso. A iniciativa faz parte do projeto “Quero te VER DE novo” e teve o apoio do Grupo de Escoteiros Desbravador e Caza Imobiliária. Conforme a diretora do departamento […]
Por Jornal Liberdade 8 min de leitura
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou no sábado (19), a limpeza de uma área verde na rua Alberto Malschitzky, no bairro Progresso. A iniciativa faz parte do projeto “Quero te VER DE novo” e teve o apoio do Grupo de Escoteiros Desbravador e Caza Imobiliária.
Conforme a diretora do departamento de Meio Ambiente, Viviane Buttelbrun, o projeto surgiu logo após uma vistoria dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, que encontraram lixo jogado em toda a área verde com água parada, propiciando a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “No total, foram recolhidos mais de 20 sacos de 100 litros de lixo, que terão agora o seu destino correto. Infelizmente, temos várias situações de descarte irregular de lixo. Também estaremos fazendo vistorias em outras áreas verdes do município. É necessário a colaboração da comunidade para que a área permaneça limpa e cumpra seu papel ecológico”, explica.
O projeto também visa atender também as metas do Plano Municipal da Mata Atlântica – PMMA, cujo bioma é um dos mais degradados do planeta, por isso, após a retirada do material, foram plantadas 120 mudas de árvores nativas. O local foi identificado com placas de área verde e orientações de proteção da natureza.
Todo o lixo recolhido foi destinado ao aterro municipal devido ao estado de decomposição dos materiais.
Descarte correto do lixo
Para auxiliar a população no descarte correto do lixo, o Samae possui o Local de Entrega Voluntária. O LEV fica localizado na rua Ladislau Jelinsky, no bairro Brasília, com horário das 07h às 19h, todos os dias. Nele, contêineres estão à disposição da população para o descarte gratuito de materiais. Além dos contêineres, o local conta ainda com um ecoponto.
Os materiais recebidos no LEV são: eletrodomésticos de grande porte, sofás e colchões, entulho de construção, madeira, podas de árvores, vidro, papelão, papel, reciclável misto, pneus, roupas usadas/doadas, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
Denuncie: Caso algum morador constate o descarte incorreto de materiais, é solicitada denúncia através da Ouvidoria Municipal, pelo atendimento virtual através do aplicativo Atende.Net, ou se preferir pelos telefones (47) 3631-6004 ou 156.