Seguem os trabalhos de recuperação do município
A manhã de terça-feira, dia 6/12, iniciou com trabalhos intensos por parte da Prefeitura, na liberação de acessos após deslizamentos de encostas ocorridos pelas fortes chuvas intermitentes dos últimos dias. Foram diversos pontos registrados pela Secretaria de Obras e Defesa Civil, onde a situação mais crítica é no interior do município. Também estão sendo realizadas […]
Por Jornal Liberdade 9 min de leitura
A manhã de terça-feira, dia 6/12, iniciou com trabalhos intensos por parte da Prefeitura, na liberação de acessos após deslizamentos de encostas ocorridos pelas fortes chuvas intermitentes dos últimos dias. Foram diversos pontos registrados pela Secretaria de Obras e Defesa Civil, onde a situação mais crítica é no interior do município.
Também estão sendo realizadas as manutenções de tubulação pluvial em diversas ruas, em primordial, nas proximidades do Fort Atacadista. “No local, ocorreu um deslocamento de tubo que ocasionou uma erosão e também alagamento na rua Alexandre Buhnemann, próximo à Gráfica JL. As equipes também continuam trabalhando por toda cidade. Infelizmente, os serviços que foram realizados na semana passada para limpeza e desobstrução de vias com deslizamentos, tiveram que ser realizados novamente, pois a maioria dos novos desmoronamentos ocorreram nos mesmos trechos. Por conta disso, até que os trabalhos sejam concluídos, não há nenhuma ligação de São Bento do Sul à Corupá”, explica o secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão).
Ainda conforme Magrão, os trabalhos seguem na limpeza de vias e auxílio às famílias que sofreram com os alagamentos. “No bairro Serra Alta, a Secretaria de Obras também fez a desobstrução nas ruas que tiveram deslizamentos, no caso da Estrada das Neves e Carlos Rueckl. Além disso, estamos auxiliando no recolhimento de entulhos para ajudar na limpeza”, concluiu.
Morro do Jaraguá – Trecho da rua Estanislau Fuhrmann (Morro do Jaraguá) também segue interditado. No momento, não há como mexer no local, pois o serviço é grande e ainda há muita água na tubulação, podendo causar risco no momento de manutenção.
Assistência Social – A Secretaria de Assistência Social também segue nos atendimentos às famílias atingidas. Até o momento, 97 pessoas foram cadastradas para receber doações de itens de ajuda humanitária. “Também estamos fazendo uma busca ativa em todas as regiões do município. O objetivo é atender aqueles que não conseguem ir até o seu Cras de abrangência para fazer o cadastro e receber as doações”, explica o secretário da pasta, Gilmar Pollum.
Além disso, quem puder contribuir com doações de kits de higiene, limpeza, alimentos não-perecíveis e colchões, pode fazer a entrega na sede da Defesa Civil, que funciona no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.