Acidente na BR-280

Seis veículos envolvidos

Por Gilmar dos Passos 12 min de leitura

Neste dia 26 de dezembro de 2023, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra, deslocaram-se até a BR-280, no bairro Campo São Lourenço, em frente ao restaurante JM, para o atendimento de um acidente de trânsito.

Ao chegar no local, a equipe de socorro confirmou a ocorrência e constatou que o acidente se tratava de um engavetamento envolvendo 06 (seis) veículos, sendo: 05 (cinco) veículos de passeio, e uma 01 (uma) carreta Bi-trem. Uma guarnição da GEMFA já se fazia presente na cena e controlavam o trânsito. Após dimensionamento da cena, e minimizados os riscos potenciais, foi realizada a triagem das vítimas e concomitantemente foi solicitado apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) via COBOM.

O veículo (V1), Ford Ranger, de cor branca , placas Mercosul de Curitiba-PR, tinha como condutor um homem de 54 anos, que se encontrava ainda dentro do veículo, consciente, confuso, com edema e ferimento na região frontal do crânio. Após a anamnese, saiu por meios próprios, amparado pelo socorrista até o ASU. A carona do banco dianteiro, uma mulher de 51 anos de idade, ainda estava dentro do veículo, consciente, confusa, com escoriações, edema, corte na região da face e sem condições de sair por meios próprios do veículo. Foi realizada a limpeza dos ferimentos, a imobilização da cervical, a imobilização em prancha rígida, e extração da vítima, que foi imediatamente conduzida até a maca retrátil. Ambos foram reavaliados no interior do ASU-417, e, juntamente com os filhos, que já se encontravam fora do veículo, uma mulher de 24 anos e um rapaz menor de idade, foram conduzidos e entregues à equipe médica de plantão do Hospital São Vicente de Paulo, sem agravo nos quadros de saúde.

O veículo (V2), VW Saveiro, de cor branca, Placas de Itajaí-SC, tinha como condutor um homem de 61 anos, que se encontrava consciente e orientado, deambulando na cena, e referia dor no tórax. Após avaliação, optou em permanecer no local para prestar esclarecimentos à PRF.

O veículo (V3), Chevrolet Cobalt, de cor cinza, placas de Rio Negro-PR, era conduzido por um homem de 28 anos, que se encontrava consciente e orientado, deambulando na cena. Após avaliação, optou em permanecer no local para prestar esclarecimentos à PRF.

O veículo (V4), Chevrolet Ônix, Placas Mercosul, era conduzido por um homem de 40 anos; no banco do carona estava uma mulher de 37 anos; no banco traseiro estavam um rapaz de 17 anos e outro de 08 anos. Todos encontravam-se conscientes e orientados, deambulando na cena. Após avaliação optaram em permanecer no local para prestar esclarecimentos à PRF.

O veículo (V5), Jeep Compass, de cor cinza, placas Mercosul, de Balneário Camboriú, tinha como condutor um homem de 27 anos. No banco de carona estava um homem de 24 anos. Ambos encontravam-se conscientes e orientados, deambulando na cena. Após avaliação, optaram em permanecer no local para prestar esclarecimentos à PRF.

O veículo (V6), Iveco placas Mercosul, de Ponta Grossa – PR, era conduzido por um homem de 28 anos, que se encontrava consciente e orientado, deambulando na cena. Após avaliação, optou em permanecer no local para prestar esclarecimentos à PRF.

Após auxílio na retirada dos veículos da pista e na realização da limpeza, o trem de socorro da 4ª Companhia (Mafra SC) retornou ao Quartel em estado de prontidão e o local ficou aos cuidados e procedimentos da Polícia Rodoviária Federal.