As chuvas seguem com força em várias partes do Brasil nos próximos dias. Treze estados estão com alerta de perigo no monitoramento do Inmet.
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, as chuvas intensas que vêm caindo no país estão associadas especialmente ao forte calor e à alta umidade na atmosfera. E elas não devem dar trégua tão cedo.
No Norte do Brasil, destaque para Pará, Amapá e Tocantins. Nesses estados, a chuva forte pode vir com raios, rajadas de vento e acumulados mais altos.
Áreas do Maranhão também vão receber essa chuva mais forte. E também deve chover de forma localizada entre Piauí, Ceará e no litoral entre o Rio Grande do Norte e o recôncavo baiano.
No Centro-Oeste, as precipitações podem aumentar na área entre Mato Grosso, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul.
Na região Sudeste, a chuva vai continuar caindo com força entre São Paulo e Minas Gerais.
Olívio Bahia chama a atenção para a região, por causa do risco de alagamentos e deslizamentos de terra já que o solo já está encharcado.
No Sul do Brasil, a chuva fica concentrada entre o Paraná e Santa Catarina. Atenção no litoral catarinense, especialmente no Vale do Itajaí.
Uma exceção é no Rio Grande do Sul, onde uma onda de calor pode elevar as temperaturas até 40°C nos próximos três ou quatro dias, especialmente do interior do estado, segundo o meteorologista.
Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional