Página Inicial | Destaque | Com mais renda em 2024, 1,3 milhão de famílias saíram do Bolsa Família

Com mais renda em 2024, 1,3 milhão de famílias saíram do Bolsa Família

Governo Federal

Por Gilmar dos Passos 5 min de leitura

Em 2024 1,3 milhão de famílias, que tinham direito ao Bolsa Família, deixaram o programa por superarem a renda de meio salário-mínimo, per capta. Esse valor é um dos requisitos para participar do programa. No ano de 2023, esse número foi de 590 mil, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

De acordo com o ministério, isso se deve ao crescimento econômico e valorização do salário-mínimo, além de iniciativas de apoio ao emprego e ao empreendedorismo.

Entre 2023 e setembro de 2024, mais de 91% dos empregos formais criados no Brasil foram ocupados por pessoas inscritas no Bolsa Família e Cadastro Único, como aponta a FGV, Fundação Getúlio Vargas.

No período de junho de 2023 a dezembro de 2024, 1,5 milhão de famílias deixaram a baixa renda e outras 972 mil pessoas do Cadastro Único alcançaram a classe média, obtendo uma renda individual de R$ 3.400 ou mais.

O Bolsa Família conta com a Regra de Proteção, que garante a permanência da família no programa por até 24 meses mesmo que tenha ultrapassado o limite de renda do benefício, que é de meio salário-mínimo per capita.

Nesse período, as famílias continuam recebendo até 50% do valor do Bolsa Família.

Vitor Mendes – Estagiário da Rádio Nacional

Brasília

Com supervisão de Roberta Lopes