Página Inicial | Colunistas | COMO É ISSO?

COMO É ISSO?

COMO ISSO ACONTECE? 1. COMO A ABELHA FAZ O MEL?  As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose. […]

Por Celso e Mariana 18 min de leitura

COMO ISSO ACONTECE?

1. COMO A ABELHA FAZ O MEL?

 As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.

Lembra que nos ensinaram que o mel é o vômito da abelha?

Pura balela! Não, o mel não é feito do vômito das abelhas.

A fabricação da guloseima de fato envolve passar o néctar por dentro do corpinho dos insetos. Mas ele fica numa bolsa separada – e não chega a ser digerido.

Pode ingeri-lo tranquilamente, é um dos melhores alimentos!

2. POROROCA, COMO ACONTECE.

A pororoca é um fenômeno que ocorre quando as águas de um rio encontram as correntes do oceano, o que provoca ondas. No Brasil, esse fenômeno acontece em alguns pontos, entre eles a foz do Araguari, no Amapá.

As águas do oceano são empurradas com força para dentro da foz do rio. As águas do rio são empurradas para o oceano e esse encontro provoca ondas consideráveis, inclusive, podendo-se surfar nelas. A força do rio vai vencendo a força do oceano por isso as ondas fluem em direção ao mar.

3. COAGULAÇÃO, A FERIDA SE FECHA SOZINHA.

e

Logo iniciado o extravasamento de sangue de um vaso lesado, as plaquetas migram para o local em maior quantidade, aderem ao endotélio dos vasos e se agregam, formando um tampão local. Em seguida, componentes do plasma, chamados fatores de coagulação, agem para formar fios de fibrina, que fortalecem esse tampão. A coagulação é o processo pelo qual o sangue líquido se transforma em sólido; hemostasia é o conjunto de mecanismos pelos quais se procura manter o sangue no interior dos vasos, sem extravasar.

4. CABELO E UNHA. Quem cair nessas unhas, nunca mais escapa!

 O QUE CRESCE MAIS LIGEIRO: CABELO OU UNHA?

No caso dos nossos cabelos, a células de queratina ficam armazenadas no bulbo capilar, uma pequena estrutura dentro da pele para cada fio. Conforme elas se dividem e se multiplicam, são empurradas para cima, fazendo as madeixas crescerem até 1,5 centímetros por mês. Esse ciclo acontece em cada um dos 5 milhões de bulbos capilares que temos por pelo menos 20 vezes ao longo da vida, e é por isso que, agora mesmo, temos fios mais longos, outros que estão ainda crescendo e outros que estão caindo.

As unhas, que protegem os dedos dos pés e das mãos, possuem uma raiz, que fica embaixo da cutícula. Nessa região são depositadas diversas células mortas, além de conter as células de queratina e outras proteínas, que se unem e vão deixando o tecido resistente. Quanto maior a produção, mais rápido essas lâminas saem da raiz, fazendo com que as unhas cresçam, em média, 3 milímetros por mês. Como as unhas não passam de células mortas revestidas, nós nem sentimos dor ao cortá-las.

Portanto, o cabelo cresce mais rápido (1.5 cm ao mês) em comparação com a unha (0.3 cm ao mês), isto é, o cabelo cresce 5 vezes mais rápido que a unha.

5. OS PEIXES SENTEM FRIO DENTRO DA ÁGUA?

Peixes não “tremem de frio”, porque não sentem as baixas temperaturas da mesma forma que os seres humanos, mas dá para dizer que também são afetados no inverno. São animais ectotérmicos, que precisam de fontes externas de calor para manter a temperatura corporal. No inverno os peixes ficam mais parados e se alimentam menos. Esses animais manifestam uma atividade metabólica menor, consequentemente, comportamental. Com a entrada das massas polares, que diminuem drasticamente as temperaturas do ar e consequentemente a temperatura da água em algumas semanas, o metabolismo desses animais diminui temporariamente. Se estiver muito frio, o bicho fica menos ativo, portanto, come menos. Quando está mais quente, ele come mais.

6. PEIXES SENTEM SEDE?

 Os peixes de água salgada sentem sede, sim. Os marinhos (ósseos) precisam beber água, uma vez que estão em um local que tem uma quantidade de sal maior do que o seu próprio organismo. A fim de evitar a desidratação, eles também realizam a osmorregulação.

OBRIGADO! UM ABRAÇO DE CELSO E OUTRO DE MARIANA!

São 30 anos de experiência na fotografia e na filmagem. Agora, com imagens super elaboradas de drone, a fotografia e o vídeo são dotados de características especiais para o deleite dos olhos de quem assiste.

FILMAGEM E FOTOGRAFIA PROFISSIONAL DE CASAMENTO, EVENTOS, BATISMO, COMUNHÕES, FESTA DE 15 ANOS OU DE ANIVERSÁRIO OU QUALQUER EVENTO QUE MEREÇA SER REGISTRADO, CHAME-NOS – 9 8848 0677 – (EDSON CARVALHO).

MONJOLO. Este brinquedo é uma máquina que interage com a pessoa que a aciona. As bolinhas de vidro vão rolando e automaticamente as comportas se abre para dar passagem a elas. Super interessante. (R$200.00)