COMO SURGIU O NOME SÃO BENTO DO SUL
Prof. Dr. José Kormann ㅤCoisa curiosa, quanto nome que ninguém criou, ninguém batizou e ninguém deu. Simplesmente surgiu. É o caso do nome Brasil, América e São Bento do Sul também e tantos etceteras (desculpem o neologismo) a mais por este mundo a fora. ㅤAliás, São Bento do Sul já está com o terceiro nome: […]
Por José Kormann 9 min de leitura
Prof. Dr. José Kormann
ㅤCoisa curiosa, quanto nome que ninguém criou, ninguém batizou e ninguém deu. Simplesmente surgiu. É o caso do nome Brasil, América e São Bento do Sul também e tantos etceteras (desculpem o neologismo) a mais por este mundo a fora.
ㅤAliás, São Bento do Sul já está com o terceiro nome: o primeiro foi São Bento de 1873 até 1943; o segundo foi Serra Alta (não só o Bairro, mas todo Município) de 1943 até 1948; o terceiro, São Bento do Sul de 1948 até hoje e espero que continue assim para sempre. Amém.
ㅤNão cabe aqui exatamente o comentário, pormenorizado, do porquê dessa troca. Basta dizer que, sem consultar o povo são-bentense, autoridades superiores trocaram o nome para Serra Alta alegando que havia mais cidades no Brasil com este nome e isso causaria muita confusão.
Mas os são-bentenses, parabéns a eles, não pararam de reclamar dizendo:
- “Queremos nosso nome de volta!”
ㅤFoi tanto o pedido e a reclamação que o governo não pôde escapar e prontamente atendeu, porém acrescentando, após o nome São Bento, um aditivo, ou seja: do Sul. Assim então nasceu o lindo nome São Bento do Sul.
ㅤMas como surgiu o nome São Bento? O grande e sábio santo conhecido, historicamente, como São Bento de Nórcia, que viveu de 480 até 547 e tornou-se conhecido como fundador de escolas e também como sendo o Pai do Monaquismo Ocidental.
ㅤEsse santo era também invocado contra contaminações venenosas, principalmente, nesta região, contra picadas de cobras.
ㅤEm 1855 o engenheiro Carl August Wunderwald fez sua primeira subida ao planalto a fim de procurar um lugar para fixar a primeira colônia agrícola que Santa Catarina fundaria no atual planalto catarinense. Um dos trabalhadores que o acompanharam chamava-se Bento e conhecia algo da história de seu patrono São Bento.
ㅤO dito Bento recebeu de seu padrão a ordem de transportar pólvora até a outra margem do lodaçal de que se compunha toda parte central da atual cidade de São Bento do Sul. A ordem de, a qualquer custo, salvar a mercadoria evitando que ela se molhasse.
ㅤContudo, no meio do lodaçal, com lodo até os joelhos, foi atacado por uma cobra venenosa e gritou alto:
– Valei-me São Bento!
ㅤE nada de mal lhe aconteceu. Isso foi considerado um grande milagre e o povo passou a chamar, popularmente, este lugar de São Bento quando de iniciativa popular inicial chamar-se-ia São João Nepomuceno. E assim este lugar passou a chamar-se São Bento e tal permanece hodiernamente.