O Consórcio Intermunicipal Quiriri completou 25 anos de trabalhos entre os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá. Na quarta-feira (5/10), um evento em comemoração a sua fundação foi realizado na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, contando com a participação dos prefeitos dos quatro municípios e demais autoridades.
Assinatura de adesão e palestras
Após os pronunciamentos, os prefeitos realizaram a assinatura do termo de adesão ao Movimento Nacional ODS – Santa Catarina, visando assumir compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também foi realizada a assinatura para adesão à iniciativa “Grande Reserva Mata Atlântica”, estimulando práticas econômicas e sustentáveis no corredor ecológico que abrange a Mata Atlântica.
Palestras – O evento também contou com as participações dos palestrantes Gilson Zimmermann, coordenador regional do Movimento ODS/SC; Marcos Cruz Alves e Ricardo Aguiar Borges, coordenadores das redes de portais da Grande Reserva Mata Atlântica. E Marcelo Dantas, que abordou sobre o tema “Código Florestal”.
Consórcio Quiriri – Constituído em 28 de setembro de 1997, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri foi instituído na forma jurídica de Associação Civil Sem Fins Lucrativos. Em sua constituição inicial participaram os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Em 1999, dado ao interesse em compartilhar as ações ambientais consorciadas, incluiu-se o município de Corupá. A constituição do Consórcio Quiriri busca resgatar, operacionalizar e aperfeiçoar os trabalhos cooperativos desenvolvidos informalmente pelos municípios consorciados.