Página Inicial | Colunistas | Cuca de Ruibarbo

Cuca de Ruibarbo

Nesta semana trago uma gostosa e prática cuca de Rhabarber conhecido por aqui como Ruibarbo Sua origem é a Rússia, foi trazida pelos Bárbaros para a Europa, daí o nome Rhabarber. Os talos das folhas colhidos e refogados quando ainda novos lembram o sabor de Aspargos ou Abacaxi. Também usados em compotas e bolos. Precisam […]

Por Salete Elingen 16 min de leitura

Nesta semana trago uma gostosa e prática cuca de Rhabarber conhecido por aqui como Ruibarbo Sua origem é a Rússia, foi trazida pelos Bárbaros para a Europa, daí o nome Rhabarber. Os talos das folhas colhidos e refogados quando ainda novos lembram o sabor de Aspargos ou Abacaxi. Também usados em compotas e bolos. Precisam de espaço, 1 metro entre plantas. Uma vez plantadas, colhe-se por mais de dez anos. As folhas não devem ser consumidas. Conhecido pelo nome comum de ruibarbo, é uma planta comestível utilizada como hortaliça e para fins fitoterápicos. Caracterizada por apresentar um caule grosso, folhas grandes (30–40 cm de comprimento), dispostas em grupos basais, cordadas e palmadamente bilobulares. As flores têm tonalidades que variam entre o vermelho amarelado e o verde-esbranquiçado, agrupadas ao tamanho de um talo alto, e que aparecem durante o verão. Originária da Ásia, tem sido usado como planta medicinal há milhares de anos, principalmente na medicina chinesa. Como alimento começou a ser utilizado por volta do século XIII, quando chegou à Grã-Bretanha (Reino Unido). Ainda hoje é na Grã-Bretanha que se produz e consome a maior parte do ruibarbo, bem como na Alemanha também onde é utilizado principalmente em tortas e cucas durante a primavera e o verão. Somente os talos são comestíveis. As folhas não devem ser consumidas, pois têm forte concentração de ácido oxálico, nefrotóxico e corrosivo. Vamos a receita. Lembrando além da tradiicional foto da receita pronta ainda deixei a foto dos Caules de Ruibarbo. Receita e fotos com seus direitos reservados aos seus autores foram retirados do site da Radio hr4 da Cidade de Hessen na Alemanha.

Rhabarber-Kokos-Kuchen = Cuca de Ruibarbo

Ingredientes: Para a base da cuca

375 grs de Farinha de Trigo

150 grs de Açúcar

1 Pacote de Açúcar de Baunilha

125grs de Manteiga amolecida

2 ovos (Médios)

1 Pitada de Sal

1 Colher (Sopa) rasa de Fermento em Pó

um pouco de manteiga para untar a forma

Ingredientes: Para a cobertura e o glacê

500 grs de Ruibarbo

5 ovos (Médios)

200 grs de Chantilly

100grs de Leite de Coco

½ Pacote de Pudim de Nata em pó

80 grs de Amido de Milho

125 grs de Açúcar

1 Pacote de Açúcar de Baunilha

Raspas de uma Laranja Orgânica

100 grs de coco ralado ou Coco Queimado

50 grs de Açúcar Mascavo

3 Colheres (sopa) de Geléia de Damasco, misturada com água quente (aprox. 3-5 colheres de sopa) opcional

Modo de fazer: 

Amasse a massa até formar uma farofa umida, forme uma bola e embrulhe em plástico filme e deixe descansar na geladeira. Prepare o Ruibarbo lavando os caules retirando a casca e cortando em pedaços de 2cm reserve. Doure os Flocos de coco (se usar os flocos do coco queimado não precisa fazer este processo) deixer esfriar antes de usar. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira, unte a forma de aro removível com manteiga, amasse a massa novamente brevemente e abra no tamanho da forma de aro removível. Puxe a borda da massa para cima nas laterais da forma. Fure a massa várias vezes com um garfo e pré-asse no forno quente durante cerca de 12 minutos. Deixe a massa esfriar. Abaixe o forno para 180 graus de calor superior e inferior. Enquanto isso, misture os ingredientes para a cobertura. Adicione dois ovos inteiros, separe os outros três ovos e bata as claras até ficarem firmes e por fim incorpore à mistura. Metade do coco ralado torrado também é adicionado à cobertura. Misture os outros 50 g de coco ralado com o açúcar e espalhe sobre a base de massa fria. Agora distribua os pedaços de ruibarbo na base. Eles não devem ficar um em cima do outro, mas sim próximos. De qualquer forma, a cobertura agora é derramada sobre o ruibarbo. Em seguida, asse o bolo a 180 graus de calor superior / inferior por cerca de 45 minutos. Reduza a temperatura para 150 graus e asse por mais 25 minutos. É melhor fazer o teste do palito para ver se este sai limpo e seco se necessario deixa por mais 5 minutos. Retire o bolo do forno e cubra com a geleia de damasco e deixe esfriar antes de desenformar.

Dica: Para melhor sentir o sabor do Ruibarbo não passe a geleia de Damasco na cuca.

Quer me contar como ficou esta ou outra receita ou tirar dúvidas? Terei o maior prazer de saber sua opinião e não esqueça de enviar uma foto. Escreva para:

saleteelingen@hotmail.com