Página Inicial | Destaque | Cuidados para combater o mosquito da Dengue

Cuidados para combater o mosquito da Dengue

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, continua sendo uma grande preocupação para a saúde pública. Em São Bento do Sul, somente neste ano, 29 focos do mosquito foram identificados pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, alertando para a necessidade de cuidados por parte da população. Para evitar […]

Por Jornal Liberdade 6 min de leitura

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, continua sendo uma grande preocupação para a saúde pública. Em São Bento do Sul, somente neste ano, 29 focos do mosquito foram identificados pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, alertando para a necessidade de cuidados por parte da população.

Para evitar a proliferação do mosquito, é importante que os moradores façam a sua parte, eliminando os locais onde o mosquito deposita seus ovos, como recipientes com água parada, pneus, garrafas e latas. “Além disso, é fundamental que os moradores mantenham limpos quintais, jardins e terrenos baldios, evitando o acúmulo de lixo e entulhos que possam servir como criadouros do mosquito”, comenta a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Silvana Bianco Bauer.

A diretora destaca ainda que os moradores dos bairros Schramm e Rio Vermelho Estação devem redobrar os cuidados, pois muitos focos estão sendo identificados nestas localidades.

“Solicitamos aos moradores destes locais para que fiquem atentos e adotem medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. É importante destacar que o controle da Dengue não é responsabilidade apenas dos órgãos públicos, mas também de cada cidadão. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, e isso depende do comprometimento de todos”, disse.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito infectado. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de vômitos e diarreia. Em casos mais graves, a Dengue pode evoluir para a forma hemorrágica, que pode levar à morte.