CURIOSIDADES 4
Está vendo as cruzes no universo? Não se assuste, mas um dia, uma delas será a sua.
Por Celso e Mariana 21 min de leitura
CIÊNCIAS
O SOL É UMA BOLA DE FOGO?
Ná, ná, ná, ná! Mas não mesmo!
Para haver fogo é preciso a presença de oxigênio – HO² – e no Sol não há oxigênio para gerar combustão – no espaço não há combustão.
Vejam como são as coisas: Desde pequeno, aprendi na escola que o Sol era uma grande bola de fogo, girando no espaço e levando com ele os planetas e outros astros celestes.
Só depois que comecei a ler cientistas e escritores cultos foi que entendi que
- a luz e o calor que sentimos daqui da Terra nada mais é do que o resultado do gás hidrogênio aquecido a milhões de graus Celsius, e que
- à essa temperatura, qualquer coisa libera energia na forma de luz e calor. Por isso, temos a impressão de que o astro é feito de fogo.
A violenta pressão e a combinação dos gases do interior da estrela provocam uma fusão nuclear que geram luz, calor e energia.
*A diferença entre a luz do sol e da chama do fogo é que a chama que sai das fogueiras é um dos produtos da combinação de certos compostos, como madeira, álcool ou gasolina, com o oxigênio da atmosfera. No caso do Sol, a energia surge de fusões nucleares. A violenta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se juntem para formar átomos de hélio. Essa união também libera luz e calor, mas numa escala incomparavelmente maior.
Faça uma simples experiência:
*Toque fogo num pedaço de papel, coloque-o aceso dentro de um vidro de conserva.
*Tampe a boca do vidro.
*o fogo se apagará porque, em segundos, queimará o oxigênio que está dentro do vidro e, não tendo mais oxigênio para queimar, as chamas se apagarão.
*Se não tampar a boca do vidro, o papel será queimado até virar cinzas porque o oxigênio assim o permitirá.
Mas, então, o que é aquele “fogo” amarelo que vemos no Sol?
*Primeiro, o que vemos não é fogo, mas combinação de gases entre si que produz calor, luz e energia e é isso que nos atinge aqui na Terra. Se fosse fogo a luz do Sol queimaria a Terra.
A LUZ DO SOL É BRANCA
*Segundo, a luz do sol não é amarela, é branca. Nos parece amarela por causa das camadas de ar e gases que circundam a Terra e nelas uma grande quantia de impurezas e poeiras filtram a luz do Sol mudando sua cor ao atravessar a atmosfera. Veja, ao crepúsculo, como a luz do Sol parece ser vermelha, rosa e tantas outras cores, isto porque atravessa a atmosfera com suas impurezas em ângulo inclinado. São ilusões de ótica naturais.
A luz do Sol é branca quando fotografada da Lua porque lá não tem atmosfera.
Vista do espaço, de naves ou satélites artificiais, a luz do sol é sempre branca.
SOL VISTO DA LUA É BRANCO
Para coroar esta matéria sobre a luz do Sol, aqui vai uma explicação científica:
A luz do Sol é tão intensa que arranca elétrons dos átomos que formam a capa gasosa do Sol, fazendo com que ela se comporte como um plasma, o mesmo estado em que está o material que preenche as lâmpadas fluorescentes, por exemplo. “A camada externa do astro parece um fluido luminoso, formado por uma pasta de elétrons e prótons soltos”, diz o astrônomo Roberto Costa, da USP.
Para terminar, uma curiosidade: os planetas formados principalmente por gases, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, não parecem fogueiras como o Sol. Mas, para quem os observa do espaço, suas superfícies gasosas dão a impressão de estarem derretendo.
–————————————————————————————————————-
O UNIVERSO É UM IMENSO CEMITÉRIO.
Quantos humanos já viveram e morreram ao longo da história?
Uma dica: a população atual representa 6,5% de todas as pessoas que já viveram.
O mundo tem 8 bilhões de pessoas vivas, então, segundo o cálculo percentual comparativo aos 6.5%, já morreram, desde Adão e Eva até agora, aproximadamente, pouco mais de 120 bilhões de pessoas.
GRÁFICO MOSTRANDO O PERCENTUAL ENTRE VIVOS E MORTOS DESDE ADÃO E EVA ATÉ NOSSOS DIAS
Mas, em se falando em universo, a terra é um fragmento de um grão de poeira comparando-a ao tamanho do universo que conhecemos. No entanto, há possibilidade real de existirem bilhões, talvez, trilhões, ou mais, planetas habitados no cosmo.
O Sol é apenas um dos incontáveis trilhões de astros luminosos do Cosmos e ele é só um dos sóis de uma das quatrilhões de galáxias existentes.
E, se pudéssemos contar o número de seres que já faleceram no universo, então, … a contagem não seria possível para a nossa pequena compreensão do que realmente é o universo, isto é, seriam números que estariam fora do nosso entendimento porque a ciência humana ainda nem conhece os astros do nosso Sistema Solar e, talvez, nunca venha a conhecer a nossa própria galáxia (Via Láctea) por inteiro e muito menos o universo como um todo.
O que podemos fazer é tornar exponencial os valores: bilhões, trilhões, quatrilhões, quintilhões, sextilhões e… nesse ponto os números já são tão absurdos para que nossos 85 bilhões de neurônios possam fazer conexões inteligíveis.
Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!
________________________________________________________________________________________________________________
CONVERSÃO DE FILMES EM FITAS PARA PENDRIVE OU DVD – R$ 150.00