Página Inicial | Colunistas | CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO 2

CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO 2

Neste início de ESTUDO SOBRE CÉLULAS, VOCÊ ARRANJOU UM PROBLEMÃO SEM TAMANHO! Viu no que dá se meter com duas gêmeas univitelinas? A solução depende do seu jogo de cintura! resolva o enigma!

Por Celso e Mariana 19 min de leitura

CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO 2.

SOMOS IGUAIS, MAS DIFERENTES.

Ué!!! Como é isso?

Nenhum ser humano é igual a outro, nem mesmo os gêmeos UNIVITELINOS – fecundados por um só óvulo! No mundo há 7 bilhões de pessoas, nenhuma igual a outra!

GÊMEAS.

Amigo! Aqui um caso para você resolver.

 Duas gêmeas se apaixonam por você. Você terá a quase impossível missão de escolher apenas uma delas para namorar e casar. Não adianta agarrar uma e ficar de olho na outra porque o pai delas tem uma TRÊS OITÃO E UMA DOZE CANO GROSSO e o “cabra” é bom no gatilho! É melhor não arriscar!  E agora, o que você fará? Não vai bancar o babaca e correr da raia só porque a missão é realmente difícil de resolver, vai? Olhe bem nas fotografias e veja se consegue se apaixonar apenas por uma delas! Não tem outro jeito! Ai, ai, ai, tu tá ferrado!

Uma sugestão: case com qualquer uma das duas, e vá morar bem longe, prá lá de Cacha Pregos, prá nunca mais ver a outra, porque se você ficar por perto… iiiiiiiiiiiih!!!

Aproveitamos para esclarecer a diferença entre gêmeos UNIVITELINOS e irmãos nascidos do mesmo parto.

 Gêmeos são pessoas geradas na mesma gema, isto é, desenvolvidas na mesma bolsa intrauterina –  chamados de univitelinos ;

Os que nascem do mesmo parto, mas de bolsas diferentes, segundo a Ciência, não são gêmeos, mas sim, apenas irmãos que podem ser parecidos ou podem ser bem diferentes um do outro.

Para quem gosta de explicações mais científicas, então leia:

 Quando uma pessoa é cópia de outra é porque são irmãos univitelinos. Quando isso acontece, é porque ocorreu uma única fecundação, que é o encontro de um espermatozoide do pai com um óvulo da mãe para formar uma célula, que se chama zigoto. “Ao invés de formar uma única pessoa, o zigoto se divide e dá origem a dois zigotos independentes que, apesar de serem geneticamente iguais, se desenvolverão de forma independente e darão origem a duas pessoas”.

Gêmeas que se casaram com gêmeos têm filhos idênticos.                            Casais Jeremy e Briana e Josh e Brittany, com os filhos Jett e Jax.

Podemos contar esta história em outra oportunidade.

 Apesar de univitelinos, são diferentes, com gostos diferentes. Na fotografia, se olharmos com atenção, veremos muitas diferenças, nos pais, nas mães e nos filhos, não é possível que haja duas pessoas iguais nem quando a população mundial alcançar a cifra de 100 bilhões de habitantes, mesmo que sejam japoneses. Nesse caso, os filhos não são gêmeos, mas são bastante parecidos.

(Leia a história da QUADRILHA DE ASSALTANTES JAPONESES, que publicamos neste mesmo jornal on line há pouco tempo atrás).

Temos conhecimento que em Rio Negrinho, já houve caso de dois irmãos que eram tão parecidos em tudo que, no início, trocavam de namoradas sem que elas percebessem. Mas, o tempo passou, e uma delas, a mais atenta, notou pequenas diferenças, avisou a amiga e as duas prepararam algumas armadilhas para os dois até que não foi possível esconder a troca, aí, o “pau comeu solto” e o namoro não terminou nada bem.

Agora, convenhamos, que os dois malandros se divertiram, isso foi!

Temos outra história verdadeira pronta para ser contada para vocês sobre os Peões gêmeos que trocam namorada, enganam polícia e driblam árbitros.

Competindo na Festa do Peão de Barretos, Alisson e Alan, irmãos idênticos, se divertem contando como usam essa semelhança. Aguarde!

ALISSON E ALAN DOIS PEÕES MINEIROS MALANDROS.

Voltemos ao tema Somos iguais, mas diferentes. Apesar de termos corpos semelhantes com a mesma estrutura principal e organização, não há duas pessoas iguais. Cada uma possui uma infinidade de  características próprias, como a voz e as impressões digitais, que as tornam ser único.

Estima-se que em nosso corpo haja 30 trilhões de células e nenhuma é igual a o outra, nem mesmo nenhum dos 86 bilhões de neurônios são iguais.

Além disso, existem diferentes tipos células, que atuam tanto na formação da estrutura física quanto no fornecimento de energia e na reprodução de um organismo.

Há dois tipos de células: as eucarióticas e as procarióticas.

As células eucarióticas tem o material genético reunido em um núcleo, que é envolvido por uma membrana; Já as células procarióticas não possuem núcleo; o material genético fica livre em uma região chamada citoplasma.

São exemplos de organismos eucarióticos os animais, as plantas e os fungos; e procarióticos as bactérias.

Veja as diferenças entre célula eucariótica e procariótica.

Para entendermos o significado da ilustração acima, necessitamos de um pequeno curso sobre células, mas para tal intento é preciso um estudo da genética neste ramo da Ciência que é muito interessante, mas muitíssimo complicado e não é nosso interesse abordar o assunto neste artigo. FICA PARA OUTRA OPORTUNIDADE!

Se você tiver interesse no assunto, basta procurar na Internet, que é bem razoável!

Um abraço de Celso e outro de Mariana!