Página Inicial | Destaque | Curta metragem será rodado a partir de sexta feira (27/09)

Curta metragem será rodado a partir de sexta feira (27/09)

O documentário irá retratar algumas cenas do cotidiano de trabalho, além de trazer relatos dos trabalhadores.

Por Cauan 12 min de leitura

Projeto de um curta-metragem documental sobre a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul. O documentário irá retratar algumas cenas do cotidiano de trabalho, além de trazer relatos dos trabalhadores. A Cooperativa mais de 2 décadas de fundação. Atualmente conta com mais de 20 colaboradores que reciclam cerca de 60 toneladas de material por mês, cerca de 5% do total de resíduos do município.
Eu cresci indo à Cooperativa. Meu pai sempre trabalhou muito com eles e eu o acompanhava em suas visitas. Logo, o carinho que ele tinha por aquelas pessoas foi se nutrindo em mim, que sempre foi recíproco .Comenta Robson Henrique proponente do Projeto cinematográfico.
Vemos, porém, que o trabalho exercido pela Cooperativa, bem como os catadores que fazem parte dela, são invisibilizados no município. Assim, surge a ideia deste projeto. Afirma Robson Rodrigues diretor do filme
Principais objetivos desse documentário são:
trazer visibilidade a essas pessoas e a esse precioso e necessário trabalho da reciclagem e dos profissionais responsáveis por ela; homenagear e celebrar não apenas o trabalho mas também a vida como um todo e a identidade dos catadores da cooperativa. Com equipe liderada pela Associação Multicultural Panaceia Teatro e Cinema e o filme visa fundar novas linguagens na arte feita na cidade.

“É muito importante que a gente possa ter a oportunidade de produzir histórias que se conectem com temas contemporâneos, e mostrem ao mundo fissuras da vida moderna espalhadas pelos cantos do planeta. Encontrar com essas humanidades é o que nos interessa, sempre alimentando um processo que se baseie no olhar curioso e atencioso sobre essas experiências, desnormalizando cenas de um cotidiano presente.”

Ive Machado, Produtor e sócio da mang.


Uma produtora independente de cinema e entretenimento que nasce com o objetivo de criar projetos cinematográficos com histórias de impacto, retratando brasilidades que se conectem com o público a partir das pontes que construimos com as nossas realidades.

mang estúdios


Produtora associada e responsável por toda a pós-produção e tratamento de imagem do projeto, acumula experiência reconhecida pela qualidade e profissionalismo na produção audiovisual, tendo atendido grandes marcas do brasil.

estúdio cubi


“Assistir a histórias como essa são formas de conectar temas muito relevantes para nossa vida de todo dia. As questões que envolvem a gestão de materiais e resíduos são fundamentais para a saúde e o bem estar de qualquer comunidade. Um trabalho importante, e uma forma da gente colocar em prática as ideias que temos pro meio ambiente e pro futuro que queremos construir. Reciclagem, pós-ciclagem, coleta seletiva, são algumas possibilidades desse espaço de atuação que gerencia o destino dos nossos materiais. Precisamos dar mais atenção para esse setor se quisermos implementar hábitos e políticas que reduzam o impacto do nosso modo de vida, e valorizar os trabalhadores que se dedicam a essa atividade em todas as cidades do nosso país.”

Helio Costa – Presidente Fundador do Instituto PARE


Instituto de meio ambiente e educação que atua em projetos na Amazônia desde 2004. Apoia e investe em projetos que estejam em busca de construir um mundo mais justo e sustentável, acreditando que um futuro melhor se constrói agora.

Instituto PARE