MAIS UM GRANDE PROJETO
Neste mês de abril, a deputada federal Caroline de Toni (PL -SC), conseguiu aprovar um projeto seu, para dar mais autonomia aos estados no controle de armamentos. Entre os contra e a favor, analistas dizem que o projeto é totalmente inconstitucional, pois tal atribuição é total e exclusiva da União.
MAIS UM GRANDE PROJETO II
Neste contexto, vale a pena lembrar também, que muitos analistas na área de segurança, defendem que armar a população não é a melhor solução, prova disso é que, depois da flexibilização feita no governo anterior para o acesso as armas, só no último ano de seu governo em 2022, os feminicídios aumentaram 6,1%, totalizando 1.437 mortes e as tentativas aumentaram 16,9%, em comparação com 2021. Sete a cada 10 mulheres foram assassinadas dentro de suas casas e, em 53,6% dos casos, o assassino foi o parceiro íntimo, sendo que em 19,4% dos casos, os crimes foram cometidos pelo ex-parceiro e 10,7%, por algum familiar. Segundo os dados, foram 245.713 agressões por violência doméstica (2,9%), 613.529 ameaças (7,2%), 899.485 chamadas ao 190 (8,7%), sendo 102 acionamentos por hora. Foram 147 casos diários de Stalking , totalizando 53.918 registros.
MAIS UM GRANDE PROJETO III
Finalmente, as velhas e cansativas perguntas voltam à tona: será que repassar para a própria população a responsabilidade que seria pública em se proteger é a solução para a segurança no país? e mais, será que algum dia as pautas extremistas vão acabar e o político eleito vai pensar por exemplo nas milhares de pessoas que neste momento passam por alguma insegurança seja, alimentar, de moradia, saúde, etc? Para nós mortais, só resta “ajoelhar e rezar” e também torcer para que um dia, o povo, consiga analisar e escolher melhor seus representantes, se é que eles existem.