De olho na verdade

Internacional

Por Gilmar dos Passos 5 min de leitura

CADÊ OS RESPONSÁVEIS?

No mês de outubro em Lages começou-se a debater o manejo sustentável do javali-europeu que está se tornando praga no sul do país. O proponente da audiência pública foi o deputado Lucas Neves (Podemos). De acordo com o parlamentar, o javali-europeu é uma espécie exótica, que não tem predadores e se reproduz de maneira acelerada. O deputado salienta que a estimativa é de que existam 200 mil javalis no estado, que causam estragos em lavouras, rebanhos e ameaçam a biodiversidade local.

CADÊ OS RESPONSÁVEIS? 2

Como sempre em situações com esta, ninguém cita quem são as pessoas ou países responsáveis pela vinda de uma espécie considerada invasora em nosso continente e que está já causando grandes prejuízos. Será que somente liberando a caça no Brasil irá resolver o problema? Pois pelo que consta em notícias nas redes sociais, este animal existe também em países que fazem divisa com o Brasil como por exemplo o Uruguai.

CADÊ OS RESPONSÁVEIS? 3

Não seria o caso de um plano coordenado entre países com normas internacionais para eliminar de vez este invasor de nossas florestas? Os mesmos responsáveis em trazer este animal para nosso continente, deveriam ser agora responsabilizados em acabar de vez com esta praga, pois a liberação da caça, traz consigo outros problemas, como por exemplo, que os caçadores matem também os animais nativos de nossa região. Fica a pergunta: Será que criar um laser para os donos de fuzis com luneta é a solução para um problema que só se agrava com o passar do tempo?