Página Inicial | Colunistas | EDUCAÇÃO – 2

EDUCAÇÃO – 2

Professor Dr. José Kormann

Por José Kormann 9 min de leitura

Glowing light bulb and book or text book with futuristic icon. Self learning or education knowledge and business studying concept. Idea of learning online class or e-learning at home.

– Como Ser Feliz –

Foi isso que me perguntaram numa aula de curso superior, aula de psicologia. Após pesquisar por alguns dias escrevi-lhes cinquenta itens o mais simplificado que me foi possível. Vamos vê-los em cinco partes neste jornal. 

PRIMEIRA PARTE (de 01 a 10)

01 – Aprenda sempre, sem nunca parar. Faça isso com todos e tudo. A sabedoria não se esconde. Ela grita em público. Por tudo ela levanta sua voz. Quem a procura, acha. É só querer e buscar corretamente.

02 – Sê livre e torne-se independente. Siga seu caminho, ouvindo e respeitando o outros. Cada qual é o artífice principal de seu sucesso ou de seu fracasso. Você é único e tem sua missão específica. Sê você e não cópia de ninguém.

03 Se conheça sempre bem. Cuidado, isso não é nada fácil. É simples julgar os outros, mas muito difícil conhecer-se a si próprio. Ser juiz em causa própria produz enganos terríveis e tristonhos. Ame-se e tome sérios cuidados.

04 – Cultive um permanente processo de autoeducação. Mas muito cuidado: escolha sempre o melhor, o mais útil e não o mais fácil ou aquele só porque está na moda. Use a inteligência que Deus de teu e que é só tua para o bem de todos.

05 – Invista em si mesmo: é o melhor negócio. Mas sendo sempre amigo de todos. É como diz o ditado popular: “Uma só andorinha não faz verão.” O dever bem sacro e santo: é eu ser eu, mas eu como eu, mas sendo irmão de todos.

06 – Dedique-se àquilo de que gosta e que você faz bem: desde que seja realmente bom e te dê bom rendimento em todos os sentidos e não só a ti, mas também a todos outros que contigo estão. Um sozinho jamais será feliz.

07 – Escolha bem tuas amizades. Não as deixe acontecer, faça-as. Não ofenda teus contrários. Tente respeitar a todos e até mesmo ajuda-los. Dizem que quem achou um amigo encontrou um tesouro. É verdade. Ache o teu.

08 – Muito cuidado na escolha do cônjuge: grande inteligência, forte amor e nada de paixão. Cuidado: a paixão é cega, facilmente nos leva a terríveis enganos que trazem tremendas desgraças. Só o verdadeiro amor é que constrói.

09 – Tire proveito dos fracassos. A causa sempre é maior do que o efeito: estude-a bem e dela tire proveito máximo. Viver é um aprender sem parar. É o axioma da Filosofia que nos diz: “Tudo nos fala nada se cala. O sábio saber é nosso viver.”

10 –  Evite a procrastinação ou a pressa exagerada: “A pressa é inimiga da perfeição e o não fazer é deixar tudo se perder.” Diziam os antigos romanos: “In medio stat virtus”: no meio está a virtude. Nem tão lá e nem tão cá, onde o certo lá está.