Página Inicial | Colunistas | EDUCAÇÃO – 3

EDUCAÇÃO – 3

Professor Dr. José Kormann

Por José Kormann 9 min de leitura

– Como Ser Feliz –

Pediram explicações sobre como ser feliz. Apresentei os seguintes 50 itens.

SEGUNDA PARTE (de 11 a 20)

11 – Cultive a saúde física, mental, social e espiritualForma-se assim o tetradimensionalismo humano, cujo equilíbrio completa a felicidade humana. Perfeição aqui na Terra não existe, mas alegria de fazê-la crescer, sim.

12 – Creia em si mesmo e persista: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” Onde vive a virtude todo bem se levanta; aonde vem o vício tudo descamba. Errar é humano, mas permanecer no erro é desumano. 

13 – Sê otimista, mas sempre dentro da realidade: o real é a verdade que nos liberta. Identidade é você ser você e não cópia de outros. Vai-se de visíveis aos invisíveis. O otimista do pouco colhe muito e o pessimista do muito colhe pouco.

14 – Viva intensamente cada momento bom e real de sua vida. Nada é por acaso. Tudo tem sua razão de ser e traz embutido uma grande lição. Tudo nos fala, nada se cala. O correto faz pensar e o amor nos faz cantar.

15 – Aproveite bem tudo o que você tem. Mas muito cuidado, não traga consigo qualquer peso morto. Não só aproveite, mas ame com grande, profundo e sincero amor. Só o Amor é que constrói e nos traz profunda felicidade.

16 – Tenha objetivos claros e ambição sensata: quem para, regride e morre. Pode não morrer fisicamente, mas muito pior: torna-se um cadáver ambulante que prejudica tantos outros. Ambição sensata e respeitosa, ante Deus é oração.

17 – Sê bom, não bobalhão: não pise nos outros e nem se deixe pisar. Quem não se ama a nada e a ninguém pode amar. Quem é fraco a si próprio, faz os outros serem fracos. Viver é olhar-se e querer bem. Bondade é a única via à eficácia humana.

18 – Aproveite cada boa ocasião. Desde que seja realmente para o teu bem e dos demais. Cuide: quatro coisas nunca mais voltam: o tempo depois de passado, a ocasião depois de perdida, o ato depois de feito e a palavra depois de proferida.

19 – Se cair, levante e tire proveito disso. Se errar, não se lamente: errar é humano, mas permanecer no erro é idiotice. Quem ama o saber o descobre facilmente; quem o procura logo o encontra; quem o deseja ele de pronto se antecipa.

20 – Pratique a humildade: o orgulhoso nada recebe, nada aprende, nada aproveita, pois ele sempre, segundo seu próprio conceito, já vive cheio de si e quem já está cheio de si nada mais consegue reter em sua mente.