Página Inicial | Colunistas | EDUCAÇÃO – 4

EDUCAÇÃO – 4

Professor Dr. José Kormann

Por José Kormann 9 min de leitura

– 50 Itens De Como Educar  –

TERCEIRA PARTE (de 21 a 30)

21 – Sê muito prudente. Cuide bem. Como já falamos só quatro coisas nunca mais voltam: o tempo, a ocasião, a palavra e o ato. Muito cuidado com isso. Não caia na  avenida sem saída. Com valores vêm amores. Muita prudência e não caia!

22 – Cresça e apreça, mas não se divulgue. Não fique amuado pelos cantos. “Barco parado não ganha frete.” Sê a luz sobre a mesa que brilha para todos. Viva a felicidade com todos, sem chorar depois de perdida, mas sempre dentro dos limites.

23 – Busque Harmonia, coerência e lógica: são elas a Sabedoria que traz Ordem e a ordem busca o Bem, mas o bem requer o Belo, todo belo é a Verdade e a verdade é Felicidade: Felicidade é o próprio Deus. Sem parar é sempre assim. Vá logo!

24 – Sê flexível, mas firme; nunca se afaste do rumo certo, mas sempre que necessário reveja seu processo. Sempre enfrente o pior com doçura. Amar é ver, é compreender, é aderir sem nunca se afastar do certo, do puro, da verdade.

25 – Sê econômido, mas não sovina: dinheiro não se gasta, se emprega e sempre que empregado ele deve causar bons frutos em todos os sentidos desde que realmente bons e construtivos como também prazeres, alegrias, progressos, etc.

26 – Alegre-se sempre com suas vitórias: suas e a dos outros, por pequenas que sejam. A alegria produz novas forças e o prazer tonifica toda nossa vida. Dizem que a felicidade só é sentida depois de perdida. Que isso seja assim para ninguém.

27 – Sê feliz a cada momento da vida. Isso realmente é possível. Quem procura acha. Tenha sempre em mãos a tua própria vida. Da confusão ao desespero é curto o passo. Evite isso com pensamentos positivos em cada momento.

28 – Viva sempre consciente: sabendo o que faz, como faz e por que faz. É o consciente que deve mandar e o subconsciente obedecer. O passado já ensinou, o presente quer ação e o futuro vai colher. Você é o rei de cada momento. Decida.

29 – Permaneça sempre ativo: vida é ação que causa amor, prazer e alegria. Estagnação é tristeza, frustração, vazio interior e morte espiritual. Viver corretamente é uma escadaria em que cada degrau na subida é mais um aumento de felicidade.

30 – Fuja dos intriguentos, pessimistas e fofoqueiros. Corra deles como o diabo foge da cruz. Eles envenenam nossa vida, poluem nosso ambiente social, infernizam nossas relações com os demais. Não brigar com eles, mas afastar-se deles.