Estado reforça atuação integrada para período mais crítico de chuvas em Santa Catarina
Jornalismo Liberdade
Por Cauan 11 min de leitura
O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, o Cigerd, da Defesa Civil de Santa Catarina passou a operar no Nível 02 – Código Laranja – na tarde desta quinta-feira, 5, em atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas. A partir de agora, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) vai trabalhar junto até o final do período de risco por causa das chuvas. Todos estão de prontidão para atender no que for relacionado ao seu campo de atuação. A frente é formada pelas Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc.
Relatório da Defesa Civil
De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quinta-feira, 5, Santa Catarina tem 60 municípios afetados pelas chuvas. São ocorrências, na grande maioria, de chuvas intensas, seguidas por deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, entre outras, como granizo e vendavais.A Defesa Civil enviou itens de assistência humanitária aos municípios de São Bento do Sul e Erval Velho. Foram distribuídos kits de higiene, limpeza e colchões.Quanto aos danos humanos provocados pelas fortes chuvas, Santa Catarina permanece com um óbito, registrado no município de Rio do Oeste. Após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira de bicicleta, um homem perdeu o controle e caiu em uma vala, que estava cheia em decorrência das chuvas. Em Timbó, uma criança ficou ferida depois que sua residência foi atingida por um deslizamento. Ela foi conduzida ao hospital e encontra-se estável.Até o momento 17 municípios emitiram decretos de situação de emergência: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogérrio, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.
Nível do rio continua baixando em Rio Negrinho, mas ainda está em situação de emergência
A Defesa Civil do município comunicou às 21h05 que o nível do rio Negrinho encontra-se atualmente em 5,70 metros, indicando uma situação de Emergência, com uma queda de 6 centímetros comparada com às 20h. Em níveis de emergência, é possível que ocorram diversos pontos de alagamento em áreas de risco, portanto, a Defesa Civil pede que à população que reside nessas áreas críticas para que providenciem a retirada de pertences de suas casas.
Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 3644-2233 ou 3644-8239, ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil estará pronta para atender e prestar o auxílio necessário.
Aqueles que possuem um caminhão e desejam contribuir voluntariamente com o esforço de retirada de bens e móveis dos moradores afetados pelas cheias, podem fazer a diferença entrando em contato com a prefeitura. Em momentos de necessidade, a ajuda de pessoas dispostas a disponibilizar seus veículos e tempo é inestimável.