Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA 12

ESTRADA DONA FRANCISCA 12

A pequena vila de São Bento

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

A PRIMEIRA ESCOLA DE SÃO BENTO.

Em 1875-1876, a construção da Estrada Dona Francisca, coordenada pelo engenheiro E. Douat, avançava lentamente porque não havia máquinas e tempos chuvosos e acidentes atrapalhavam. O serviço à base de picareta, foice, facão, enxadão exigia penoso esforço dos trabalhadores, a maioria imigrantes contratados pelo Império. Consta-se que o Império gastou 600 contos de réis na construção dessa estrada. Um conto valia um milhão (600 milhões de réis). 

  1. SÃO BENTO EM 1876 – PRIMEIRA ESCOLA.  À esquerda, a casa do professor e a menor ao lado é a escola.

  Em 1876, a pequena vila de São Bento já precisava de uma escola. O sapateiro Frederico Fendrich, homem culto, foi escolhido pela comunidade para ser professor porque, entre os rústicos imigrantes, era quem havia tido melhor educação e havia adquirido certa cultura em Viena, cidade austríaca em que morava ao imigrar. 

 Pela manhã ministrava aulas em alemão com forte sotaque vienense, única língua que sabia falar e à tarde virava sapateiro. Mas os poloneses não mandaram seus filhos para lá porque nada entendiam da língua alemã. A escola de Fendrich chegou a ter cerca de 30 alunos, cujos pais pagavam uma mensalidade de 500 réis. A Sociedade Colonizadora também colaborou com subvenções.

  1. FREDERICO FENDRICH, PRIMEIRO PROFESSOR.

 A escola, com intervalos irregulares, funcionou até setembro de 1879, ano em que chegou a São Bento o padre Adalberto de Leliva Bukowski, que assumiu a questão do ensino em polonês que Fendrich não podia ensinar e, provavelmente, o padre também sabia falar em alemão o que explica o funcionamento da escola de Fendrich até a chegada do padre.

Anos depois, Frederico Fendrich foi homenageado com o nome de uma escola no bairro Serra Alta.

COMO SURGIU A ESCOLA.

Não existia nenhuma ligação entre o hoje bairro Oxford e o centro da vila São Bento. Era tudo a mais pura e luxuriante mata virgem. Mas quando os habitantes de São Bento acharam a vila abandonada de Ochzs, desmontaram o melhor rancho que pertencia ao engenheiro Ochzs, e o levaram nas costas até São Bento pelo meio da floresta, uns 7 quilômetros e, ao lado da casa de Fendrich, o remontaram para servir como escola. Foi assim que surgiu a primeira escola de São Bento.

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!