ESTRADA DONA FRANCISCA 14
CURIOSIDADES 2. *”SÃO BENTOWAGEN” eram carroções assim denominados em São Bento, típicos do norte europeu que foram empregados nos Estados Unidos na época do “great run”, a grande corrida ao Far West (velho oeste) e, também, no sul do Brasil pelos imigrantes europeus. FOTO 1. TORA GRANDE DEMAIS. *No início, no transporte de toras, eram […]
Por Celso e Mariana 9 min de leitura
CURIOSIDADES 2.
*”SÃO BENTOWAGEN” eram carroções assim denominados em São Bento, típicos do norte europeu que foram empregados nos Estados Unidos na época do “great run”, a grande corrida ao Far West (velho oeste) e, também, no sul do Brasil pelos imigrantes europeus.
FOTO 1. TORA GRANDE DEMAIS.
*No início, no transporte de toras, eram empregados carroções robustos com a parte de trás separada da parte da frente para alongar o veículo, ligadas por um pranchão roliço de madeira ou algo assim e com rodas bem mais fortes que as de uso comum, tudo isso para aguentar o peso das toras. Mas às vezes as rodas arriavam.
*A primeira escalada da serra foi realizada pelo engenheiro Carl August Wunderwal em 1853.
*Em 1865, desceu a primeira tropa de equinos e bovinos pela picada aberta até Joinville levando e trazendo produtos. Estava aberto o caminho só para animais, mas não ainda para carroças.
*Em julho de 1873, saíram de Joinville 12 imigrantes. Estes subiram a serra a pé pela picada até às margens do riacho São Bento e, ali, construíram um rancho para abrigar os futuros imigrantes que viriam para fundar São Bento em 23 de Setembro.
*Em 1873, a estrada para carroças estava pronta até o pé-da-serra, o restante até o planalto ainda era picada e foi por ela que subiram os primeiros 70 imigrantes para São Bento.
*Em 1877, desceu pela serra a primeira carroça carregada de erva-mate. Estava inaugurada a Estrada Imperial Princesa Dona Francisca, mas não terminada, pois somente em 1895 seria concluída até Rio Negro (Mafra).
* Em 1881, foi inaugurado o serviço de diligência, transporte coletivo tracionado por cavalos.
FOTO 2. CONSTRUÇÃO DA SC 21
*A Rodovia SC-21, foi construída ao final de 1959, e asfaltada por volta de 1964. Antes, chamava-se Estrada Dona Francisca, atualmente, Rodovia Br-280.
Nesta imagem tirada por volta de 1960, a estrada está em construção, na altura de Rio Negrinho.
Veja, como eram as conversas naquela época. – “Agora eu vou pegar a linha prá São Bento lá na estratégica, lá na federal onde passa os óleo cru. Tchau, o chofer está esperando!”. ESTRATÉGICA ou FEDERAL era a estrada SC21. ÓLEO CRU eram os caminhões e ônibus movidos à óleo diesel. CHOFER é palavra francesa que significa motorista. LINHA era o ônibus que transportava passageiros.
Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!