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ESTRADA DONA FRANCISCA 16

Muita gente nos faz perguntas sobre a Estrada Dona Francisca. Hoje responderemos à algumas destas curiosidades dos leitores. SOBRE O DESVIO.  O desvio da Estrada Dona Francisca entre os trevos de São Pedro e Lençol foi nomeado primeiramente como SC-21 e, depois, BR280, nome que permanece. Fizemos o desenho (sem escala real) mostrando o desvio […]

Por Celso e Mariana 10 min de leitura

Muita gente nos faz perguntas sobre a Estrada Dona Francisca. Hoje responderemos à algumas destas curiosidades dos leitores.

SOBRE O DESVIO.

 O desvio da Estrada Dona Francisca entre os trevos de São Pedro e Lençol foi nomeado primeiramente como SC-21 e, depois, BR280, nome que permanece. Fizemos o desenho (sem escala real) mostrando o desvio para melhor esclarecimento

 Foto 1. MAPA DO DESVIO.

PERGUNTAS. Alguns leitores nos perguntam: 

  1. Por quê a Estrada Dona Francisca foi desviada do centro de São Bento?

 O Estado do Paraná reivindicava o território do planalto de Santa Catarina como sendo seu (Questão do Contestado) e, para não aumentar a tensão entre os dois estados, a Sociedade Colonizadora isolou a vila de São Bento, lá no meio do mato, longe do rio Negro, da Estrada Dona Francisca e da estrada de ferro. 

2. Porque se criou a Estrada Dona Francisca?

O objetivo foi escoar o comércio de produtos, principalmente a erva-mate, que estava em franco progresso, na época. O nome foi dado em homenagens à princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, que fora dona destas terras.

3. Qual a altura da Serra Dona Francisca?

O ponto mais alto e mais frio de Joinville tem 1.325 metros de altitude onde temperaturas abaixo de 0ºC são comuns no inverno, e o ponto mais alto da Estrada Dona Francisca fica no município de Campo Alegre nas imediações da Polícia Rodoviária.

4. Quais as dificuldades na construção da estrada?

Foram muitos. Acidentes, ataques de mosquitos transmissores da febre amarela e de animais selvagens e serpentes venenosas, falta de dinheiro para o pagamento dos trabalhadores, escassez de mão-de-obra e de materiais, chuvas torrenciais, obstáculos da natureza como rochas e barrancos, passar noites geladas em cabanas improvisadas, sérias ameaças de morte por parte do pessoal do Paraná. Ninguém estava totalmente seguro contra acidentes e não havia indenização. 

Foto 2. ABRIGO IMPROVISADO NA ESTRADA DONA FRANCISCA.

KODAK Digital Still Camera

5. Onde ficavam os trabalhadores durante a construção da estrada?                                          

Próximo ao local de trabalho. Improvisavam cabanas com galhos de árvores e as cobriam com mato. Não havia o menor conforto, tinham que dormir no chão em camas feitas de folhagens e capim e se cobriam com cobertores que traziam de casa.

Até esse momento que vos escrevemos chegaram mais algumas perguntas as quais responderemos em momento apropriado. 

Obrigado! Abraços de Celso e de Mariana!